O Apito

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar

O apito ideal não é necessariamente o mais caro. A marca mais usada pelos escoteiros e chefes é o "Rocket" que pode ser encontrada em qualquer supermercado. Os dois principais usos para o apito são:

Apito Rocket 22

Uso do apito em acampamentos[editar]

Emergências[editar]

Esta é a principal função do apito. Todos os scouts são obrigados a levar um apito consigo em acampamentos. O Grupo Carajás adotou essa prática no final da década de '80. A vantagem do apito em relação ao "grito" é que além de possuir um som característico que pode ser ouvido de longe, não deixa ninguém rouco e pode ser usado por qualquer pessoa que esteja, no mínimo, respirando. Quando um scout apita, todos deixarão de realizar suas tarefas e vão averiguar o que está acontecendo. O sinal internacional de SOS (Código Morse) para emergências é: três apitos curtos, três apitos longos, três apitos curtos (... --- ...) porém nos Carajás e em muitas outras instituições e situações, para fins de emergência, utiliza-se somente três toques, uma pausa, seguido de três toques, assim por diante.

Em Caminhadas[editar]

Durante longas caminhadas, é comum a coluna de scouts separar-se em grupos, de acordo com suas velocidades ou por causa de algum obstáculo na trilha. É surpreendentemente fácil ocorrerem desencontros, especialmente em mata fechada, especialmente em bifurcações. Assim, além do procedimento de alocar um número de 1 a "x", e de vez em quando chamar pelos números, o apito torna-se um instrumento importante de controle. Se possível a coluna possuirá um chefe-guia, um chefe-controle (no meio da coluna) e um "retaguarda". Estes devem combinar entre si uma comunicação, usualmente um apito significando "Pare", e um apito um pouco mais longo (piu-I) para re-iníciar. Em caso de desencontro repentino, utilize uma série de dois apitos pausadamente, para que as pessoas se re-encontrem


Atenção: Jamais apite a menos que seja absolutamente necessário. Apito não deve ser usado como brinquedo em atividades escoteiras.


Uso do apito para chamada de Scouts e Scoutas (Carajás)[editar]

Quem usa o apito para chamar a tropa são apenas os chefes. Existem os seguintes apitos já tradicionais no Carajás.

  • Rise-Up: Para acordar todos de manhã, é um apito que imita o assobio de um pássaro mais ou menos assim (-----.......), começando baixo e indo cada vez mais alto e rápido.
  • Chamada geral: Todos os membros da tropa devem comparecer ao local aonde foi dado o apito. Tirado do livro "Escotismo para Rapazes", as Tropas de Escoteiros do Grupo Carajás, possivelmente desde as primeiras reuniões, adotam as letras V.E. em código morse (...-.) media:Apito_tropa.ogg
  • Chamada geral - Escoteiras: é a letra "G" de Girls no código morse: (--.)
  • Court of Honour - Scouts: Os PLs devem comparecer ao local aonde foi dado o apito (.-.-) media:Apito pl.ogg
  • Court of Honour - Escoteiras: é a letra "H" no código morse: (....)
  • Lights-out: na hora de dormir e todos ficarem em silêncio, é o típico apito que denota "acabou" - piiu-i!