Código Morse

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar


Código Morse


Representação e Ritmo[editar]

Existem dois símbolos usados para representar letras, chamados de pontos e traços ou (mais comumente usado entre usuários de CW) dits e dahs. A duração do dit determina o ritmo a qual a mensagem é enviada. Aqui está uma ilustração de convenções de ritmo. Sua intenção é mostrar exatamento o ritmo — normalmente seria escrito algo como isso:


-.-. --- -.. .. --. --- /espaço/ -- --- .-. ... .

onde - representa "dah" e · representa "dit".

Um dah é convencionalmente 3 vezes a duração do dit. Espaços entre dits e dahs em um caracter têm a duração de um dit. Espaços entre letras em uma palavra têm a duração de um dah (3 dits). Espaços entre palavras têm a duração de 7 dits.

Métodos para Aprender o Código Morse[editar]

Histórico[editar]

Em 1836 Samuel Morse invetou o telégrafo, um sistema bem simples de comunicação usando elétro-ímãs e um fio. A ideia era transmitir mensagens através de sinais liga/desliga. Com Alfred Vail desenvolveu o código Morse no início dos anos 1840, e em 1944, em Washington, foi realizado a primeira comunicação oficial usando o Telégrafo e o Código Morse.

O código sofreu uma grande adaptação em 1948, pelo alemão Friedrich Clemens Gerke. Em 1965 o Congresso Internacional de Telegrafia oficializou a simbologia internacional, já bem diferente do original. Pequenas adaptações continuaram,para incluir caracteres especiais, inclusive em 2004 com a inclusão do @.

A codificação das palavras é mesma em todo o planeta. Até pouco tempo fazia parte das disciplinas obrigatórias para militares, navegadores, marinheiros e piloto.

O código Morse é importante pois permite transmitir mensagens a longas distâncias sem qualquer recurso tecnológico avançado. O reflexo de um espelho, a luz de uma lanterna, um apito ou o movimento dos braços já são suficientes para transmitir informações.

O código morse internacional continua em uso atualmente, porém se tornou quase exclusivamente para radioamadores. Até 2003 a União Internacional de telecomunicações UIT (ITU, em inglês), designava a proficiência em código morse como parte do exame para licença de radioamadores pelo o mundo. Em alguns países, alguma parcela das bandas para radioamadores continuam sendo reservadas para transmissão unicamente em código morse. A Conferência Mundial de Radiocomunicação de 2003 tornou opcional o conhecimento de código morse para licença de radioamador.


O Código Hoje em Dia[editar]

Recentemente algumas competições de altas velocidade têm sido amplamente divulgadas entre operadores de código morse e usuários de mensagens SMS de telefone celular. O código morse tem constantemente ganho as competições, conduzindo a especulação que os fabricantes de telefone celular podem construir um código morse relacionado para telefones celulares. A ligação traduziria automaticamente o código morse colocado dentro do texto de modo que poderia ser enviada por qualquer telefone celular que suporte SMS, então o receptor da mensagem precisaria saber código morse para entender a mensagem. Outra aplicação especulada inclui pegar um aplicação de assistência a código morse e usando o alerta vibratório do celular para traduzir a mensagem SMS em mensagens silenciosas, leitura "mão-livre" da mensagens recebidas. Alguns celulares ainda têm informativo auditível para alguns celulares que permitem código morse introduzido em SMS's enviadas.


Fontes[editar]

http://en.wikipedia.org/wiki/Morse_code http://pt.wikipedia.org/wiki/Código_morse