Mudanças entre as edições de "GE Falcão Peregrino"

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 18h22min de 14 de junho de 2010

Local[editar]

O GRUPO ESCOTEIRO FALCÃO PEREGRINO SE LOCALIZA À R. DR. JOSÉ DE MOURA RESENDE, 700 (90 ANTIGO) CAXINGUI, SÃO PAULO - SP

Site[editar]

|http://www.falcaoperegrino.org.br

História[editar]

No início eram apenas encontros informais e trocas de idéias e opiniões. As pessoas novas e os veteranos no escotismo procuravam os melhores caminhos, para viabilizar os seus sonhos por um mundo melhor. Haviam pertencido ao Grupo Escoteiro Coopercotia, mas a busca por algo diferente ou algo mais em suas vidas escoteiras, levou-os a idealizar a formação de um novo Grupo Escoteiro. Era o início de 1982.

Houve muita cooperação nesse sentido: uns foram à procura do conselho de um chefe veterano de outro grupo; outros foram colher informações necessárias à formalização de novo Grupo; outros já estavam buscando um local ou terreno. Todos fazendo o que podiam pelo Novo Grupo, ainda sem nome nem local. Em fins de março, o assunto já se tornava um pouco mais concreto, com a "Autorização Provisória" para o Novo Grupo. Em seguida, fundou-se uma Sociedade Mantenedora, composta pelos pais dos futuros escoteiros, pois não se desejava patrocínio de entidades ou organização estranhas ao Movimento Escoteiro. Todos queriam o Grupo mantido por nós mesmos: moral e economicamente independente.

Chegou enfim o dia de nossa primeira Reunião Escoteira. Dia 17 de Abril de 1982, reunimo-nos numa oficina mecânica na Rua Fernão Dias, 98, gentilmente cedida pelo proprietário e pai de um dos rapazes. A reunião foi bastante simples, mas reinava seriedade e, no rosto de cada um dos presentes, satisfação. Nosso Grupo tomou forma e deu o primeiro passo rumo à consolidação. Nessa Reunião, foi escolhido pelos próprios escoteiros o nome de GRUPO ESCOTEIRO FALCÃO PEREGRINO, cor do lenço: azul marinho com duas costuras douradas. Participaram dessta histórica reunião: 6 lobinhos, 2 escoteiros, 2 sêniores e 12 chefes.

Na mente de cada um, a firme decisão de levar o Grupo para frente. Custasse o que custasse. Na falta de um local definitivo para as nossas atividades, pedimos a permissão de utilizar uma parte do pátio de estacionamento da Faculdade de Medicina - USP. A falta de um local coberto nos levava nos dias chuvosos para a Escola Fernão Dias Paes.

O Grupo Escoteiro Falcão Peregrino foi fundado oficialmente e passou a ter vida legal com o 20o. Grupo de São Paulo no dia 29 de Maio de 1982, data da Cerimônia da primeira promessa realizada no grupo (dos elementos Alexandre Fugita e Eduardo Fujita), bem como a renovação da promessa de todos os elementos e da chefia.

Com o trabalho ativo de todos os lobinhos, escoteiros, seniores, chefes com a dedicada colaboração de pais e amigos, foi possível a formação de um fundo para aquisição de materiais e equipamentos básicos para atividades e adestramento. A I Festa Junina do Grupo, foi realizada no dia 26 de Junho, e a I Festa de Confraternização no dia 24 de Outubro de 1982, no sítio Kitano, município de Embú.

(fonte: O Peregrino, ano I, edição no. 1)

Em meados do final de 1984, início de 1985, o Prefeito Municipal de São Paulo destinou ao Grupo Escoteiro Falcão Peregrino o empréstimo de uma área para servir de sede, de campo desportivo e de sítio para as demais atividades do escotismo.

A Sociedade Civil e Cultural Falcão Peregrino, mantenedora do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino tem a honra de convidar V. Sa.., para participar das solenidades de inauguração da sede própria do Grupo, que serão realizadas às 9:00 horas do dia 21 de Abril de 1985, à R. Dr. José de Moura Resende, 90 - Caxingui.

(trecho extraído do Convite de Inauguração da sede social

Personalidades do Grupo Escoteiro[editar]

Veja também[editar]

História de Grupos Escoteiros