GE Falcão Peregrino

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar

Local[editar]

O GRUPO ESCOTEIRO FALCÃO PEREGRINO SE LOCALIZA À R. DR. JOSÉ DE MOURA RESENDE, 700 (90 ANTIGO) CAXINGUI, SÃO PAULO - SP

Site[editar]

|http://www.falcaoperegrino.org.br

História[editar]

No início eram apenas encontros informais e trocas de idéias e opiniões. As pessoas novas e os veteranos no escotismo procuravam os melhores caminhos, para viabilizar os seus sonhos por um mundo melhor. Haviam pertencido ao Grupo Escoteiro Coopercotia, mas a busca por algo diferente ou algo mais em suas vidas escoteiras, levou-os a idealizar a formação de um novo Grupo Escoteiro. Era o início de 1982.

Houve muita cooperação nesse sentido: uns foram à procura do conselho de um chefe veterano de outro grupo; outros foram colher informações necessárias à formalização de novo Grupo; outros já estavam buscando um local ou terreno. Todos fazendo o que podiam pelo Novo Grupo, ainda sem nome nem local. Em fins de março, o assunto já se tornava um pouco mais concreto, com a "Autorização Provisória" para o Novo Grupo. Em seguida, fundou-se uma Sociedade Mantenedora, composta pelos pais dos futuros escoteiros, pois não se desejava patrocínio de entidades ou organização estranhas ao Movimento Escoteiro. Todos queriam o Grupo mantido por nós mesmos: moral e economicamente independente.

Chegou enfim o dia de nossa primeira Reunião Escoteira. Dia 17 de Abril de 1982, reunimo-nos numa oficina mecânica na Rua Fernão Dias, 98, gentilmente cedida pelo proprietário e pai de um dos rapazes. A reunião foi bastante simples, mas reinava seriedade e, no rosto de cada um dos presentes, satisfação. Nosso Grupo tomou forma e deu o primeiro passo rumo à consolidação. Nessa Reunião, foi escolhido pelos próprios escoteiros o nome de GRUPO ESCOTEIRO FALCÃO PEREGRINO, cor do lenço: azul marinho com duas costuras douradas. Participaram dessta histórica reunião: 6 lobinhos, 2 escoteiros, 2 sêniores e 12 chefes.

Na mente de cada um, a firme decisão de levar o Grupo para frente. Custasse o que custasse. Na falta de um local definitivo para as nossas atividades, pedimos a permissão de utilizar uma parte do pátio de estacionamento da Faculdade de Medicina - USP. A falta de um local coberto nos levava nos dias chuvosos para a Escola Fernão Dias Paes.

O Grupo Escoteiro Falcão Peregrino foi fundado oficialmente e passou a ter vida legal com o 20o. Grupo de São Paulo no dia 29 de Maio de 1982, data da Cerimônia da primeira promessa realizada no grupo (dos elementos Alexandre Fugita e Eduardo Fujita), bem como a renovação da promessa de todos os elementos e da chefia.

Com o trabalho ativo de todos os lobinhos, escoteiros, seniores, chefes com a dedicada colaboração de pais e amigos, foi possível a formação de um fundo para aquisição de materiais e equipamentos básicos para atividades e adestramento. A I Festa Junina do Grupo, foi realizada no dia 26 de Junho, e a I Festa de Confraternização no dia 24 de Outubro de 1982, no sítio Kitano, município de Embú.

(fonte: O Peregrino, ano I, edição no. 1)

Em meados do final de 1984, início de 1985, o Prefeito Municipal de São Paulo destinou ao Grupo Escoteiro Falcão Peregrino o empréstimo de uma área para servir de sede, de campo desportivo e de sítio para as demais atividades do escotismo.

A Sociedade Civil e Cultural Falcão Peregrino, mantenedora do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino tem a honra de convidar V. Sa.., para participar das solenidades de inauguração da sede própria do Grupo, que serão realizadas às 9:00 horas do dia 21 de Abril de 1985, à R. Dr. José de Moura Resende, 90 - Caxingui.

(trecho extraído do Convite de Inauguração da sede social

Personalidades do Grupo Escoteiro[editar]

Veja também[editar]

História de Grupos Escoteiros