Queimaduras

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar


Graus de Queimadura[editar]

QueimadurasGraus.jpg

Antes de mais nada é importante saber que o "grau" da queimadura normalmente não é tão sério quanto a "extensão". Uma queimadura de 2o Grau em 30% do corpo já é MUITO perigosa. Dito isso, não é normal ver uma queimadura de terceiro grau que não está acompanhado de queimaduras bastante extensas de 2o grau!


Primeiro Grau[editar]

Burn1g.jpg


As queimaduras de primeiro grau comprometem a epiderme, ou seja, a camada externa da pele. Háverá vermelhidão, devido à irritação das camadas inferiores da pele, com intensa reação inflamatória. Ocorre dor e "hipersensibilidade" (sensibilidade ao toque). Nesse tipo de queimadura não há formação de bolhas, e a melhora acontece entre 2 a 7 dias. Ocorre uma descamação da pele externa. O melhor e mais típico exemplo é a queimadura solar em pessoas de pele muito clara. Sem dúvida você já se queimou com o sol e depois descascou!


Tratamento de Queimadura de Primeiro Grau[editar]

Tratamento de queimaduras solares


Não há muito o que se fazer, a não ser sair do sol e passar creme hidratante e beber bastante água para evitar insolação e desidratação.























Segundo Grau[editar]

Burn2g.jpg

As queimaduras de segundo grau destroem a epiderme e parte da "derme". Conforme a profundidade, estas são subclassificadas como queimaduras de espessura parciais superficiais ou profundas. Em geral a cicatrização dos tecidos ocorre em 10 à 14 dias nas queimaduras de segundo grau superficial e de 3 à 5 semanas nas de segundo grau profundo, em condições normais sem ocorrências de infecção.

Normalmente essa queimadura acontece por óleo quente, água fervendo, colocar a mão em panela quente, ou qualquer outro estímulo físico. Em casos sérios, as bolhas se formam quase que imediatamente, em casos menos sérios pode levar algumas horas antes de uma bolha se formar. É possível ter queimadura de sol de segundo grau!!

Tratamento: A primeira coisa a se fazer é "eliminar o problema", tirar aquilo que está causando a queimadura dali. Se precisar, afaste o "problema" ou afaste a vítima; depois.... despeje muita, mas MUITA água corrente... De torneira mesmo, por 15 minutos... Não pode ser gelada. Isso ajuda em três coisas: limpar, esfriar e manter a pele úmida. Depois de bem limpo, pegar um pano limpo encharcar em água, enrolar na queimadura e ir para um centro médico.

O pano molhado vai evitar o ressecamento dos tecidos dérmicos... enquanto não secar, doerá menos.

Não, e não mesmo, passar pomadas, cremes, pasta de dente, vaselina, clara de ovo ou poção milagrosa, exceto se recomendado por algum médico, após tratamento hospitalar. Esses tratamentos são MITOS.


Terceiro Grau[editar]

Burn3g.jpg
Burn3g2.jpg


As de terceiro grau são lesões em toda a espessura da pele podendo chegar no osso. A parte central da ferida fica preta / marrom, até sem sangramento, pois os vasos sanguíneos ficam cauterizados. Até mesmo os nervos ficam destruídos nesta parte, ficando indolor. A dor é maior nas bordas da queimadura onde o efeito é de 2o e 1o grau.

Tratamento: Lavar com MUITA ÁGUA CORRENTE e correr para um hospital... Nestas queimaduras não é a parte preta que deve nos incomodar tanto, mas as bordas, que estarão também seriamente feridas e principalemtne abertas à entrada de infecções. Portanto, as áreas queimadas devem ser protegidas para evitar infecções. Uma forma "moderna" e aceita é de envolver a área queimada com plástico de cozinha do tipo "cling-film", pois não gruda à pele contanto que já a pele esteja esfriada - não queira derreter o plástico na pele quente! Um grande problema com queimaduras grandes é que roupas e alguns materiais ficam grudados na pele, sendo difícil para o médico tirar, e sendo uma possível fonte de infecção. Encontrando um ferido, observe se é possível tirar algumas roupas sem causar dor e sem puxar pele - se tiver roupa de nylon ainda derretendo ou queimando, jogue água para esfriar e, se não grudou na pele, corte fora. Considere também o seguinte: a pessoa ficará inchada, portanto tente cortar mangas da camisa e abrir roupas e tirar relógios, pulseiras e anéis. Um pano / lençol LIMPO e úmido, que não deixa farpas e que não vai colar, também ajuda a proteger a vítima.

JAMAIS passar algum produto na queimadura, ou corre-se o risco de precisar de raspagem, e não é legal...

A resolução final só pode ser feita com uma operação plástica, em que pele de outro local é enxertado na ferida. Queimaduras extensas e profundas são ferimentos dos mais difíceis de serem tratados, sempre deixando sequelas e cicatrizes.

Profundidades dos Graus de Queimadura
Profundidades dos Graus de Queimadura
DermeCamadas.jpg




NOTA: em situações de primeiros socorros, fale em voz alta o que você está fazendo. Por exemplo, se você for tirar um anel da vítima, fale em voz alta o que você vai fazer, e que você vai por no seu bolso. Você não quer ser confundido com um ladrão.

Tratamento de queimaduras graves


Fonte Parcial

PAIVA, M. B. G., Massagem Terapêutica em Vítimas de Queimaduras, Niterói, RJ, Ed. AFR, 2001

jealous-rhythm