Orientação pelo Cruzeiro do Sul

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
Orientação pelo Cruzeiro do Sul


TROCAR ESSE DESENHO MUITO RUIM

O Cruzeiro do Sul ("Crux") é a constelação mais conhecida e mais reconhecível do hemisfério sul, apesar de que há outros grupos de estrelas que podem formar uma cruz e ser confundidas com o Cruzeiro do Sul, especialmente a Falsa Cruz, não muito distante.

Diferente do hemisfério norte, onde a estrela Polaris (Estrela Polar - North Star) aponta efetivamente ao norte, no hemisfério sul não há uma estrela que aponte para o sul. O Cruzeiro do Sul, por sua facilidade de reconhecimento, é usado para indicar o sul conforme explicado adiante.

Para reconhecer o Cruzeiro do Sul, procure a "Intrometida", uma pequena estrela de pouca brilhança do lado direito do centro da constelação (veja o desenho). Às vezes, em tempo nebuloso ou quando há muita luz ambiente, a intrometida é difícil de ver. Neste caso exitem duas outras estrelas que você pode encontrar para indicar que você está vendo o Cruzeiro do Sul "verdadeiro". estas são as Estrelas Alpha Centauri e Beta Centauri.


Encontrando o Sul

Existem duas formas de usar o Cruzeiro do Sul para nos orientar ao Sul. Veja os Desenhos. INSERIR

  1. "Estender" por 4,5 vezes a haste mais comprida da Cruz, formado por Acrux e Gacrux
  2. Traçar uma linha perpendicular entre as estrelas "Guardiãs da Cruz", também como "Apontadoras", Alpha e Beta Centauri; onde cruzar com uma linha estendida da haste mais comprida da cruz

usar desenho de http://www.asterdomus.com.br/Artigo_crux_australis.htm e http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html


Estrelas na constelação Crux

   * α Cru: Acrux (Estrela de Magalhães), de magnitude 0,76 e classe espectral B1.
   * β Cru: Becrux ou Mimosa, magnitude variável e também classe espectral B1.
   * γ Cru: Gacrux ou Rubídea, magnitude 1,61 e classe espectral M4.
   * δ Cru: Delta cru ou Pálida, magnitude 3,08 e classe espectral B3.
   * ε Cru: Epsilon cru ou Intrometida, magnitude 3,59 e classe espectral K2.