Montando uma barraca grande (modelo Inglês)

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
A maneira correta de colocar um peg (estaca)


No Grupo Carajás temos vários tipos de barracas. Nos anos 90 as barracas verdes inglesas antigas foram aposentadas, mas ainda podem ser usadas. Novas barracas de lona-de-algodão foram compradas, um investimento alto para o grupo.

Não adianta escrever muito sobre como montar - o negócio é apreder na prática. É fácil. Acredite, estas barracas grandes podem ser montadas por uma só pessoa se passos corretos forem seguido!!

O uso correto destas barracas é muito importante. Essas barracas possuem uma vida de mais de 50 anos mas leva alguns segundos de besteira para estragar a barraca. Um erro de montagem, ou uma ação/omissão preguiçosa de alguns segundos, pode reduzir essa vida em muito.

Todas estas barracas vieram com espeques ("pegs") de madeira e uma marreta de madeira. Hoje não temos nem metade destes pegs - ou foram perdidos ou quebrados. É simples: a marreta de madeira serve para martelar os pegs de madeira, e os pegs de madeira devem ser martelados com a marreta de madeira. Usar a marreta para martelar outras coisas irá estragar a marreta. Usar um martelo de aço nos pegs de madeira irá quebrar o peg.

As cordas guias ("guy-ropes") não devem ter nós. Tire os nós!!!!!!!!!!! Não seja preguiçoso - se um nó se formar, desamarre-o antes de apertar o guy-rope. O nó no meio do guy rope atrapalha a correta montagem.


Algumas orientações:

  • O sobre-teto ("fly-sheet") serve para adicionar proteção à barraca. O fly-sheet é tratado com um produto impermeabilizante, evitando que a água de chuva atinja a parte de dentro (o "quarto" da barraca). O fly-sheet também cria um espaço com ar, que ajuda na isolação térmica da barraca, reduzindo o impacto do sol durante o dia, e a perda de calor à noite.
  • É essencial que o fly-sheet não encoste no quarto durante a noite. Ao encostar, o efeito isolante é perdido - o frio da noite passa para o quarto, causando a condensação de nossa respiração, gerando umidade dentro da barraca.
  • Tanto o fly-sheet quanto o quarto devem ser apertados pelos guy-ropes na direção correta, para que as costuras não serem forçadas e se desfazerem.
  • Durante o frio e sereno da noite o pano das barracas e os guy-ropes encolhem. Por isso recomenda-se soltar os guy-ropes um pouco no início da noite, para as costuras não serem forçadas. Re-aperte os guy ropes de dia, para que a barraca fique firme.
  • Se ficar úmida, seque a barraca muito bem antes de guardá-la na sede.
  • Prefira pegs de madeira. Pegs de aço não possuem largura adequada dentro da terra para segurar a tensão do guy-rope.