Ilha de Brownsea - Brownsea Island

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
acampando em Brownsea

O Primeiro Acampamento[editar]

De 29 de julho a 9 de agosto de 1907, vinte rapazes e Robert Baden-Powell participaram do primeiro Acampamento escoteiro da história. O lugar era a Ilha de Brownsea, na baía de Poole na costa sul da Inglaterra.


Sir Percy Everett, um participante do acampamento, recorda-se deste evento:

Durante o verão de 1907, o Chefe gradualmente foi completando seus planos para o acampamento. Ele teve sorte bastante para conseguir com um amigo, Sr. Charles van Raalte a cessão de uma porção da Ilha de Brownsea. A Ilha era ideal para a proposta. Ela tem duas milhas de comprimento e uma milha de largura, com muitos bosques e com dois lagos no centro e bastante do que nós chamávamos agora de “bom terreno escoteiro” e com um litoral no sudeste arenoso, onde o campo foi montado.

O Chefe escolheu os rapazes, vinte no total, filhos de amigos de Eton e de outras escolas públicas, garotos pobres da zona leste de Londres e alguns alunos da escola secundária das vizinhanças de Bourenmouth, que foram recrutados pelo Sr. G. W. Green, de Poole, um homem que por anos trabalhou com escoteiros na sua cidade natal.

Os jovens foram divididos em quatro patrulhas: Corvos, Lobos, Maçaricos e Touros (assim estes foram os primeiros nomes usados por patrulhas escoteiras). As patrulhas acampavam por sua conta, sob a direção de seus próprios monitores, com total responsabilidade pela sua honra de levar adiante os desejos do Chefe e com grande eficiência.

Mas as memórias mais vividas de todas eram os fogos de conselho, antes das orações e do apagar das luzes. Ao redor do fogo a noite o Chefe nos contava algumas estórias assustadores, conduzia ele mesmo o canto Eengonyama e com seu jeito inimitável atraia a atenção de todos. "Eu ainda posso vê-lo como ele ficava diante da luz, alerta, cheio de alegria e de vida, um momento grave, outro alegre, respondendo todas as questões, imitando o chamado dos pássaros, mostrando como tocaiar um animal selvagem, contando uma história curta, dançando e cantando ao redor do fogo, mostrando uma moral, não apenas em palavras, mas usando histórias e convencendo a todos presentes, rapazes e adultos, que estavam prontos para segui-lo em qualquer direção”.

Datas[editar]

BP Chega em Brownsea com 12 meninos e seu sobrinho de 9 anos abordo do barco Hyacinth.(em português "Arara" !) Montagem do acampamento. 6 barracas brancas tipo "sino". Uma barraca militar foi montada para intendência e cozinha.

30 de Julho 1907

Montagem do mastro no centro para içamento da bandeira Britânica. Ao lado da barraca de BP ele encravou uma de suas lanças usadas na caça ao javali e pendurou a Bandeira britânica que tremulava em Mafeking.

31 de Julho 1907

Os demais 8 meninos chegaram para completar 20 meninos. Tinham entre 12 e 17 anos. (havia mais o sobrinho do BP de apenas 9 anos.) Primeiro Fogo de Conselho de Brownsea e do movimento escoteiro! BP foi o líder, o contador de estórias, o puxador das músicas. Ele contou-lhes estórias da Índia e da África e deu algumas explicações sobre a programação do acampamento. O Fogo terminou devagarzinho finalizando com orações.

1 de Agosto 1907

Oficialmente início do acampamento e conhecido como o 1o dia. Seguem as atividades como descrito abaixo. Os 20 garotos foram divididos em 4 patrulhas: Maçarico, Corvo, Lobo e Touro. (O sobrinho do BP foi nomeado ajudante)

8 de Agosto

Término do acampamento. Foi um dia de atividades esportivas. Terminou com um cabo-de-guerra entre os passarinhos ( Maçarico e Corvo) contra os "animais" (Lobo e Touro). Os pássaros venceram.

Programação diária básica[editar]

6.00 hrs - despertar

O BP usava um berrante do Kudu (

Berrante do Kudu

) Esse berrante encontra-se no museu em Gilwell Park. Foi encontrado por BP durante sua expedição na floresta de Somabula na campanha de Matabele (1896).

Banho de rosto, higiene matinal.

Chocolate quente.

Limpeza do acampamento.

"Tema do Dia" - introduzido por BP na noite anterior durante o fogo de conselho.

Ginástica.

Içar Bandeira e orações.

Café da manhã.

Atividades escoteiras.

Almoço.

Jogos e competições relativas ao "Tema do Dia".

Jantar.

Fogo de Conselho Após o fogo , a cada dia uma patrulha iria fazer um bivaque, ficando separado do acampamento central, sob responsabilidade do Monitor.

Atividades em Brownsea

As Atividades escoteiras[editar]

2o. Dia. Campanha. Técnicas de acampamento. Construção de cabanas e teares.(veja Escotismo para Rapazes Cap 9). Nós , acendendo fogo, Saúde e saneamento.Encontrando seu caminho num local desconhecido. Gerenciamento de barcos.


3o. Dia . Observação. Seguindo Pistas. Práticas de visão (veja escotismo para rapazes Cap 10 a 14).


4o. Dia. Pioneria. Estudo dos animais e plantas. percebendo particularidades das pessoas. Leitura do seu cárater e condição..(veja Escotismo para Rapazes Cap 15, Cap e e Cap 11).


5 o. Dia. Cavalheirismo. Honra. Código dos Cavaleiros. Abnegação. Coragem, Caradidade e parcimônia. Lealdade. Cortesia para com as mulheres. Obrigação de uma "boa-ação diária". .(veja Escotismo para Rapazes Cap 20).


6o. Dia. Salvamento de: Fogo, afogamento, gases de esgoto, cavalos desenfreados etc. Primeiros Socorros. a Medalha Alberto. (.(veja Escotismo para Rapazes Cap 24).


7o. Dia. Patriotismo. Geografia das Colônias Britânicas. História e fitos que ganharam o Império Britânico. O Exército e marinha, Bandeiras e Medalhas. deveres como cidadão. Etc. (.(veja Escotismo para Rapazes Cap 26. No original esse era o Cap 28 - não incluído na atual versão do Escotismo para Rapazes de 1944 por razões óbvias).


8 o Dia. Jogos e Esportes.