Higiene em Acampamentos

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar


O Escoteiro é Limpo de Corpo e Alma[editar]

Corpo:

A higiene pessoal num acampamento é tão importante ou mais do que em casa. Durante um Camp, exigimos muito de nosso corpo - a energia que gastamos é muita, e a demanda sobre nosso metabolismo pode reduzir sua capacidade de lutar contra infecções.

Durante os jogos e trabalhos de montagem, ficamos com pequenas feridas e cortes, perfeitos para a proliferação de bactérias. Por isso é importante tomar banho nos acampamentos, mesmo quando a água for gelada. Ninguém espera que você passe muito tempo num banho gelado, mas é necessário se lavar. Aguente o frio e deixe de frescura :).

Mesmo sem feridas abertas, lavar-se é muito importante para evitar, por exemplo, micoses e frieira. Na falta de água em abundância, lugares importantes do corpo para lavar são: pescoço, axilas, virilha, pés, mãos.

É óbvio que é melhor tomar banho à noite antes de dormir, para dormir limpo e não sujar o saco de dormir!


Dentes:

Cáries se formam com muita rapidez. Especialmente em um acampamento longo, como num July Camp, é essencial escovar os dentes após todas as refeições. Não vá dormir sem escovar os dentes!! Na falta de pasta de dente, escove sem pasta, ou escove com sabonete (isso mesmo). Na falta de uma escova, lave uma escova de outra pessoa com sabonete e use-a.


Cabelo:

No acampamento a lavagem do couro cabeludo é mais importante do que do cabelo em si. Ao lavar o cabelo massageia bem o seu escalpo, puxando um pouco o cabelo para soltar bem a sujeira que fica alojada na raiz do cabelo. Mas não é necessário lavar todo dia, especialmente meninas, mas neste caso penteie o cabelo todo dia; na falta de escova / pente, improvise ou use os dedos e unhas. Em caminhadas, onde o peso e volume da mochila deve ser reduzido, não leve shampoo ou sabonetes líquidos. O melhor mesmo é um sabonete neutro. Sabonetes neutros não fazem mau ao cabelo - são os sabonetes alcalinos que são ruins para o cabelo, pois tiram a oleosidade natural do cabelo.

SEU CABELO PODE AGUENTAR ALGUNS DIAS SEM SHAMPOO E CONDICIONADOR. O SHAMPOO NÃO É TÃO IMPORTANTE PARA O CABELO QUANTO A PROPAGANDA FAZ VOCÊ ACREDITAR.


Durma seco:

Durma seco, com roupas soltas. Suor e umidade presos ajudam a causar micoses.


Sabonetes:

Conforme mencionado, o shampoo é um luxo desnecessário se você levar um sabonete neutro. Além de neutro, procure um sabonete biodegradável. Existem sabonetes feitos especialmente para aventureiros, inclusive sabonetes líquidos de alta concentração.


De manhã...:

Lave sua cara de manhã com água fria. Dizem que isso fecha os poros e evita a entrada de sujeira, além de que é bom tirar aquelas caquinhas que juntam no canto do olho. Mas quem tem o hábito de lavar a cara com água fria sabe de uma coisa: é GOSTOSO e ajuda a acordar!

Melhor ainda do que lavar a cara é molhar toda a cabeça. Os antigos Samurais, uma das prática do processo de Misogi, jogavam um balde de água na cabeça pela manhã. Até hoje muitos japoneses praticam Misogi, ficando de pé em baixo de cachoeiras de água fria antes do sol raiar. A disciplina de aguentar a água fria sem reclamar é bom para o espírito.


Keep Your Bowels Open - KYBO

Traduzindo, mantenha suas tripas abertas. Segurar o cocô faz muito mal. Se você está com náuseas e dor de cabeça no segundo dia de acampamento, talvez seja porque esteja acumulando um monte de cocô nojento dentro de seu corpo. !!!!!!! Lavar as mãos depois de fazer côco ou xixi!!!!!!!!


Cuide-se

A Chefia não é babá de escoteiros, e embora façam algumas inspeções de saúde, você como escoteiro fez uma promessa para fazer o melhor possível para cumprir, entre outras coisas, a lei escoteira. Portanto faça o que é certo e o que você aprendeu em casa!!


Como Lavar Louça[editar]

Foram-se os dias em que era aceitável lavar louça num córrego. Agora um "wet-pit" se torna uma necessidade mais importante e até uma mesinha para lavar louça, ou melhor, uma "pia" de acampamento.

Temos de carregar mais água também, pois a lavagem deverá ser feita em bacias, e a água suja deverá ser drenada, para que restos de comida sejam jogados no dry-pit ou no lixo de orgânicos, enquanto que a água suja é jogada no wet pit.

Lavando Louça com 3 Bacias[editar]

Lavar, Enxaguar, Desinfetar

A FORMA CORRETA E HIGIÊNICA DE LAVAR LOUÇA EM CAMP É COM NO MÍNIMO TRÊS BACIAS. Funciona assim:

1. Pré-lavagem:

i) Comer toda a comida do prato!!
ii) Retirar todo o excesso de comida dos pratos e jogar fora - pode ser com toalha de papel. Assim a água não fica "nojenta"
iii) Retirar todo o excesso de comida das panelas - pois é... assim a água não fica "nojenta"!


2. Lavagem

i) Primeiro lavar copos
ii) Depois lavar talheres e utensílios
iii) Lavar pratos
iv) Lavar panelas

Caso tenha queimado a comida no fundo de uma panela, ferva um pouco de água e coloque na panela para ajudar a soltar a comida, raspando com uma colher de pau ou outro utensílio.

Lavador de Louças

Bacia A: Água com detergente biodegradável.

  • Não é necessário trocar a água se tiver tirado os excesso antes. Água preferencialmente quente, para facilitar a lavagem.

Bacia B: Água para enxaguar.

  • Troque a água somente uma vez. Água preferencialmente quente, para já dar uma esterilizada e tirar a água ensaboada com mais eficiência.

Bacia C: Água para desinfetar

  • Uma bacia de água fria com meia tampinha só de água sanitária - tal como cândida. Não é preciso trocar essa água. Mas cuidado para não exagerar na quantidade de cândida, é só um pouco.


Nota: não é necessário ficar enchendo a esponja com detergente a cada novo utensílio. A Água na Bacia 1 já tem que ter detergente suficiente para tirar a gordura. Talvez quando for lavar as panelas precise usar mais um pouco.

Sugestão: manter um panelão permanentemente no fogo; a água quente pode ser usado não só para lavar louça mas para fazer bebidas quentes. Não precisa tirar o preto desta panela UHUU!


Para Finalizar

  • Jogue fora a água no Wet Pit, capturando pedaços de comida
  • Use a água da bacia B para enxaguar a bacia A
  • Use a água da bacia C para lavar a bacia B depois a Bacia A
Porta Louça
Mesa de Louça