Fraturas, entorses e luxações

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar

Entorse: É uma lesão que ocorre quando se ultrapassa o limite normal de movimento de uma articulação. Normalmente, ocasiona distensão dos ligamentos e, consequentemente, dor intensa ao redor da articulação, dificuldade de movimentação em graus variáveis. As entorses mais comuns são as de tornozelo, joelho e pulso, que costumam ocorrer quando é feito um movimento em falso, brusco ou violento. Deve-se aplicar frio intenso no local, com bolsa de gelo, toalhas frias, água fria etc. É preciso, também, imobilizar a articulação atingida e não movimentá-la e, após, procurar um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequados.

Luxação: uma lesão articulatória caracterizada pelo deslocamento anormal dos ossos que compõem uma articulação, resultando na perda temporária ou permanente do contato entre as superfícies articulares. Isso resulta no posicionamento anormal dos dois ossos da articulação. Pode ocorrer no tornozelo, joelho, quadril, mandíbula, dedos, ombros e cotovelos. Pode haver rompimento de tendões/ligamentos. Cuidadosamente, deve-se imobilizar o local para o transporte com o mínimo de dor. A articulação só deve ser recolocada no lugar por profissionais da área. Não pode ser realizadas massagem ou aplicação de calor. O serviço de saúde deve ser imediatamente acionado para avaliação e tratamento adequados.

A entorse é quando ocorre um alongamento dos ligamentos e a luxação, a mais séria, ocorre quando o osso se desloca da articulação.

Fratura: Entende-se por fratura o rompimento total ou parcial de qualquer osso. Pode ser interna, externa, completa ou incompleta. É importante não tentar colocar o osso no lugar. Deve-se colocar os ossos numa posição mais próxima do natural, lentamente, junto ao corpo e só movimentar o segmento do corpo fraturado após sua imobilização. Esta pode ser feita com um pedaço de madeira, cabo de vassoura, guarda-chuva, jornal enrolado ou outro material estável. Deve-se imobilizar as articulações acima e abaixo do local fraturado. É necessário aplicar gelo para reduzir a inflamação e procurar um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequados. Se há dúvida quanto ao osso estar ou não quebrado, deve-se agir como se realmente houvesse fratura e, então, imobilizá-lo.