Flor de Lis

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar

FLOR DE LIS (Fleur-de-lis)


SIMBOLISMO[editar]

O Símbolo maior no movimento escoteiro é a Flor de Lis.


ORIGENS[editar]

Arquivo:Flag of Quebec.svg
Flor de Lis na bandeira de Quebec
Arquivo:Tape de bouche Jeanne.jpg
Flor de Lis do tape de bouche de Joana d'Arc.

A flor-de-Lis é uma figura heráldica muito associada à monarquia francesa, particularmente, ligada com o Rei da França. Ela permanece extra-oficialmente um símbolo da França, assim como a águia napoleônica. Mas, não tem sido usada oficialmente ao longo dos vários períodos republicanos por que atravessou este país.

A palavra lis, de fato, é um galicismo que significa lírio ou iris, mas também pode ser uma contração de "louis", do francês, Luís, primeiro príncipe a utilizar o símbolo (ficando assim "fleur-de-louis", ou "flor de luís"). Assim, a representação desta flor, e seu simbolismo, é o que os elementos heráldicos querem transmitir, quando a empregam sob as mais diversas formas. É uma das quatro figuras mais populares em brasonaria, juntamente com a águia, a Cruz e o Leão.

Actualmente é o símbolo de várias organizações de Escotismo.

História[editar]

O primeiro emprego atestado de um ramo de lis foi em um sinete do príncipe Luis, futuro Luís VIII de França, em 1211. O ramo foi substituido em 1375 por três flores de lis. Atualmente, é representado de uma forma estilizada, amarelo sobre um fundo azul: azul com um ramo de lis dourado ou azul com três flores-de-lis douradas, na versão moderna.

Símbolo Do Movimento Escoteiro[editar]

Escolhida por Baden Powell, a flor-de-lis apareceu pela primeira vez como símbolo do Escotismo em 1907. Desenhada na cor amarelo-ouro, no centro de uma bandeira verde, foi hasteada ao lado da bandeira inglesa no primeiro acampamento escoteiro realizado em Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra.

Mas por que uma flor teria sido escolhida por Baden Powell como símbolo do Movimento por ele criado? Antigamente, a flor-de-lis era desenhada nas cartas náuticas para indicar o norte na rosa dos ventos. Ao observar essas cartas, Baden Powell chegou à conclusão de que a flor-de-lis representava o sentido de direção; e era exatamente esse sentido que ele idealizava para o Escotismo.

  • cOLOCAR IMAGEM COM A INTERPRETAÇÃO DE CADA PARTE