Bandeira Nacional

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
Bandeira Nacional Brasileira
Nome das estrelas e estados que representam

A bandeira nacional Brasileira é um dos símbolos oficiais de nosso país e está presente em todas as atividades escoteiras. Deve ser hasteada no ínicio e arriada no final da atividade ou reunião. Em acampamentos a bandeira é hasteada de manhã e arriada antes de escurecer.

  • As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu no dia em que a banderia foi criada (15 de novembro de 1889).
  • Cada estado do país é representado por uma das estrelas (26 estados + 1 distrito federal = 27 estrelas). O número de estrelas pode ser alterados se estados forem criados ou extintos.
  • O estado do Pará é representado pela estrela Spica que fica lá em cima, pois, na época que a bandeira foi criada, era o estado com mais área acima da linha do equador (Roraima e Amapá não eram estados).
  • As cores da Bandeira tem origens históricas. A cor verde vem do brasão da casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e o amarelo vem da casa imperial dos Habsburgos, a qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina. Hoje, simbolizam poeticamente as matas (riquezas naturais) e o ouro (riquezas minerais). O azul representa nossos mares e nosso céu.











Como dobrar a Bandeira Nacional:[editar]

Veja em http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil#Modo_de_dobrar


Como amarrar a Bandeira à adriça, hastear e arriar: Veja em Hasteamento da Bandeira


Quer aprender mais sobre a bandeira? Visite o site do Exército Brasileiro também: http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Bandeira_do_Brasil&action=edit&section=2 e http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil