Aperto de mão escoteiro

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar


Aperto de Mão Tradicional
Aperto de Mão com Dedinho

Mão Esquerda[editar]

Todos escoteiros se cumprimentam com a mão esquerda, mesmo estando sem uniforme e mesmo perante outros amigos que não são escoteiros.

No Brasil e alguns outros países, o dedinho menor é separado dos outros dedos, se entrelaçando com o dedinho da outra pessoa a ser cumprimentada. No início do escotismo nos Estados Unidos, usavam a mão direita, entrelaçando o dedinho, mudando para a mão esquerda em 1926. Esta forma foi abolida nos EUA em 1971 quando retornaram ao simples aperto da mão esquerda.

História do Aperto de Mão[editar]

Embora existam algumas versões conflitantes sobre a origem do aperto de mão, uma história parece ser a mais reconhecida:

Quando o Coronel Baden-Powell entrou na capital da região Ashanti, na África, em 1896, foi recebido pelo então Chefe Ashanti, Prempeh, que se dirigou ao B-P com a mão esquerda, enquanto B-P ofereceu a mão direita. Prempeh então disse: "Não, em minhas terras os mais bravos entre os bravos se cumprimentam com a mão esquerda". Entende-se que isto significa que o guerreiro precisa assim abaixar seu escudo, sua proteção que estava na mão esquerda, mostrando confiança no outro. B-P decidiu usar tal aperto de mão para o movimento escoteiro como algo único que diferenciaria escoteiros de outras pessoas.

Se quiser, pesquise outras histórias sobre o surgimento do aperto de mão.

Left handshake cool.jpg