Uniforme Escoteiro

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar

No movimento escoteiro Mundial todos os participantes usam algum tipo de uniforme que os identifica, sendo que cada país tem o seu. A imagem do escotismo é muitas vezes associada ao uniforme, por esse motivo é muito importante usá-lo de modo adequado e respeitoso.

Veja abaixo o uniforme que usamos nos Carajás:

  • O uniforme dos Lobinhos, nos Carajás, continua sendo o tradicional Azul.


Observação #1 : coloque seu nome em todos seus objetos pessoais e uniforme.

Observação #2 : para saber onde comprar, fale com seu chefe.


Os Primeiros Distintivos[editar]

Posição dos Distintivos

Distintivo de Promessa

Na cerimônia da Promessa você receberá os seus primeiros distintivos, em especial o Distintivo de Promessa, o que efetivamente representa sua entrada no movimento escoteiro, caso vc já não tenha sido Lobinho. O Distintivo de Promessa é costurado no meio do bolso esquerdo

Numeral e Região

Além disso, você receberá o numeral do grupo (o número 2 é do Carajás) e o Distintivo da Região a qual nosso grupo pertence (São Paulo), e um lenço de grupo("scarf" em inglês) que demonstra que você é membro do Grupo Carajás - cada grupo tem seu scarf diferente. O Distintivo de Região é colocado na manga direita, aproximadamente dois dedos debaixo da costura do ombro, e o Numeral dois dedos abaixo do distintivo da região.

Escotismo Mundial

Você receberá o distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, que é colocado acima do bolso esquerdo, dando suficiente espaço para diveros outros distintivos abaixo deste.

Distintivo Nacional

Contém a Bandeira Nacional. É costurado acima do bolso direito, deixando espaço para o distintivo do ano.

Distintivo do Ano

A cada ano a União dos Escoteiros do Brasil escolhe um tema, representado no Distintivo do Ano. É costurado logo acima do bolso direito.

Cores de Patrulha

Ao passar a promessa, você também receberá as fitas coloridas que representam a patrulha na qual você está ingressando. Por tradição o grupo Carajás ainda utiliza estas fitas, ao invés de um distintivo, costuradas junto à costura manga/ombro esquerdo.


INSERIR IMAGEM


Demais Distintivos[editar]

Na camisa do uniforme são costurados diversos distintivos que conquistamos ao longo de nossa vida escoteira. Eles ‘falam’ muito sobre quem os está usando. Os principais distintivos são:


Bolso Esquerdo

  • Badge de PL (Monitor): indicam que o escoteiro é um PL. Duas listras vermelhas (Sênior) ou verdes (Scout), usado abaixo do distintivo de promessa.
  • Badge de Second (sub-monitor): indica que o escoteiro é um Second. Uma listra vermelhas (Sênior) ou verde (Scout), usado abaixo do distintivo de promessa.

Bolso Direito

  • Distintivo de Atividade: em grandes eventos que você participar, como Jamborees, você irá receber um distintivo da atividade que deverá ser usado no bolso direito, por até 6 meses depois da atividade.


Acima do bolso esquerdo

  • Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia do Cone Sul, Insígnia da Lusofonia, Insígnia da Ação Comunitária: trata-se de um distintivo de especialidade diferenciado, com cores diferentes para Cubs, Scouts e Seniors.
  • Cruzeiro do Sul: único distintivo que o Cub pode trazer para o uniforme escoteiro, até passar a promessa.
  • Estrela de Atividade: uma para cada ano corrido após a data da sua promessa. Fundo amarelo para Cub, verde para Escoteiros e grená para Seniors.


Acima do bolso direito

  • Distintivo Nacional: Indica em atividades internacionais a nossa procedência. É usado acima do distintivo anual.
  • Distintivo Adicional de Idioma: indica fluência no idioma indicado


Manga Esquerda

  • Distintivo das Etapas Escoteiras: Trek, Trail, Route e Quest (em português Pista, Trilha, Rumo e Travessia)- usado por quem passou os testes de cada etapa.
  • Distintivo das Etapas Sêniors: Climb, Conquest e Azimuth (em português Escalada, Conquista e Azimute)-usado por quem passou os testes de cada etapa.
  • Distintivos de Especialidades correspondentes a "Habilidades Escoteiras" e "Serviços".


Manga Direita

  • Distintivos de Especialidades correspondentes a "Ciência & Tecnologia", "Cultura", "Desportos".
  • Cordões Verde e Amarelo, Vermelho e Branco, Do Desafio Sênior e Dourado.
  • Distintivos especiais: Liz de Ouro e Escoteiro da Pátria.
  • Distintivo de Modalidade


NOTA: Distintivos de Especialidades - "Badges": usados por todo aquele que provou interesse e conhecimento em alguma área específica - uma "especialidade". Os badges podem ser amarelos, verdes ou rosas, dependendo do nível de conhecimento atingido.

Na etapa Trek você poderá aprender mais sobre especialidades - OU clique [AQUI https://www.escoteiros.org.br/especialidades/]