Mudanças entre as edições de "Ryoso Osoegawa"

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
Linha 21: Linha 21:
 
Em novembro de 1981, recebeu a Medalha Tiradentes na Câmara Municipal de São Paulo, com a presença de autoridades escoteiras e de membros do [[GE CARAMURU|Grupo Escoteiro Caramuru]].
 
Em novembro de 1981, recebeu a Medalha Tiradentes na Câmara Municipal de São Paulo, com a presença de autoridades escoteiras e de membros do [[GE CARAMURU|Grupo Escoteiro Caramuru]].
 
Em 15 de dezembro de 1991, no Campo Escola de Juquitiba, o Chefe Ryozo Osoegawa recebeu a mais alta condecoração do Movimento Escoteiro Brasileiro, a Medalha Tapir de Prata.
 
Em 15 de dezembro de 1991, no Campo Escola de Juquitiba, o Chefe Ryozo Osoegawa recebeu a mais alta condecoração do Movimento Escoteiro Brasileiro, a Medalha Tapir de Prata.
Em 1o de dezembro de 1993, comemorativo dos 40 anos do GEC, em sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo foi outorgado o título de Cidadão Paulistano.
+
Em 1o de dezembro de 1993, comemorativo dos 40 anos do [[GE CARAMURU|Grupo Escoteiro Caramuru]], em sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo foi outorgado o título de Cidadão Paulistano.
 
Foi homenageado pela UEB com o título de Adestrador Emérito.
 
Foi homenageado pela UEB com o título de Adestrador Emérito.
  

Edição atual tal como às 10h55min de 16 de outubro de 2007

Introdução[editar]

O Chefão,como era carinhosamente conhecido, nasceu em 12 de abril de 1920, tendo atuado no Grupo Escoteiro Caramuru desde a sua fundação, junto com Dr. Shizuo Hosoe e Jurucey Pucu de Aguiar. Por mais de 4 décadas, Ryozo foi acumulando cargos, medalhas e honrarias pelo extraordinário trabalho como escotista.

Foi diretor-presidente do Grupo Escoteiro Caramuru, diretor de cursos de Insígnia da Madeira, recebu da Câmara Municipal de São Paulo o título de Cidadão Paulistano, ganhou a Comenda Garibaldi, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, o Tapir de Prata (Brasul), o Falcão de Prata (Japão) e a Ordem do Condor (Chile).

Para todas as gerações de escoteiros de todo o país que o conheceram ele era simplesmente o querido "Chefão". Faleceu em 30 de outubro de 1995.

Vida Escoteira[editar]

O Chefe Ryozo Osoegawa foi um dos fundadores do Grupo Escoteiro Caramuru e ocupou o cargo de Chefe de Grupo e Chefe de Tropa desde o início das atividades ou desde a sua fundação, em 1953. Manter o Grupo durante tanto tempo, com atividade ininterrupta e dentro de um elevado padrão de Escotismo não foi fácil e exigiu harmonia, alto espírito de compreensão e dedicação de todos: chefia, Comissão Executiva e demais Comissões, tendo à frente alguém de grande carisma e competência. Por isso o Grupo foi crescendo, removendo todas as dificuldades e obstáculos surgidos desde o início, e como resultado o número de lobinhos, escoteiros, seniores, guias e pioneiros só foi aumentando.

Através de um trabalho consciente, sério e honesto, pensando unicamente na formação da nossa juventude e no fortalecimento do Movimento Escoteiro, o Chefão conseguiu ver e colher os frutos daquela semente plantada em 1953. Hoje, muitos daqueles antigos escoteiros tornaram-se, de acordo com o ideal de BP, bons cidadãos, conscientes de suas responsabilidades e perfeitamente integrados na comunidade, colaborando com o progresso da nação.

Os filhos desses antigos escoteiros são lobinhos e lobinhas, pois seus pais acreditam que o ideal escoteiro que vivenciaram na adolescência foi e, provavelmente será bom também para eles.

As condecorações recebidas[editar]

Pela sua extraordinária dedicação ao Movimento Escoteiro, ao longo de 42 anos, Chefe Ryozo recebeu várias condecorações, em épocas bem distintas. Em 2 de agosto de 1978 recebeu credencial de membro do 1º Grupo de Gilwell de São Paulo na "Operação Chill". Em 14 de outubro de 1978, durante a sessão solene comemorativa dos 25 anos da Fundação do Grupo Escoteiro Caramuru, na Câmara Municipal de São Paulo, recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo. Em novembro de 1981, recebeu a Medalha Tiradentes na Câmara Municipal de São Paulo, com a presença de autoridades escoteiras e de membros do Grupo Escoteiro Caramuru. Em 15 de dezembro de 1991, no Campo Escola de Juquitiba, o Chefe Ryozo Osoegawa recebeu a mais alta condecoração do Movimento Escoteiro Brasileiro, a Medalha Tapir de Prata. Em 1o de dezembro de 1993, comemorativo dos 40 anos do Grupo Escoteiro Caramuru, em sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo foi outorgado o título de Cidadão Paulistano. Foi homenageado pela UEB com o título de Adestrador Emérito.


Recebeu ainda outras condecorações:

Ordem do Condor - Chile
Cruz de São Jorge - UEB
Tapir de Prata - UEB
Comenda Marechal Rondon - Instituto Histórico e Geográfico
Falcão de Prata - a de mais alto nível da "Boy Scouts of Nippon" - Japão
Ordem do Sol Nascente - Raios de Prata "Kunrokuto Tanko Kiyokujitsusho" - 6o grau do Imperador do Japão

Mensagem aos Chefes do Grupo Escoteiro Caramuru[editar]

"Nós, os chefes, temos uma missão muito importante e uma obrigação a cumprir perante os escoteiros e seus familiares."

"Acima de tudo, dar o máximo de nós para educar e orientar os escoteiros para que eles, quando adultos, possam se integrar harmoniosamente à sociedade, e colaborar com o desenvolvimento do nosso País."


"Para cumprir sua missão, vocês precisam ter muita fé, que eu chamo 'As Quatro Crenças de um Chefe':"


Confiar e ter fé no jovem Ter fé no Movimento Escoteiro Ter fé em si mesmo, como Chefe Ter fé em Deus "Que Deus os ajude a proceder assim."