Plano de Saúde

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar


De um modo simplificado, podemos dividir serviços médicos e hospitalares em duas categorias:

  • Sistema público - gratuito, atendido pelo SUS nos hospitais e postos de saúde do governo
  • sistema privado - pago, atendido por uma diversidade de hospitais e clínicas particulares.

Um Plano de Saúde segue mais ou menos a mesma idéia que um Seguro. Ou seja, sua família paga um valor mensal para uma compania que, em troca, promete pagar por suas despesas médicas e hospitalares, caso precise. Similarmente, uma seguradora de veículos promete pagar pelo conserto de um carro acidentado.

SUS - Sistema Único de Saúde - gratuito[editar]

Cartão SUS

Serviços públicos atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde). São gratuitos e procurados normalmente por quem não tem condições ou não quer de pagar por atendimento médico privado.

A partir de Março de 2012 tornou-se obrigatório a todo cidadão, independente de idade, possuir um cartão SUS (mesmo que tenha plano privado), para que o mesmo possa ser usado para guardar todo o histórico medico de uma pessoa.


Atendimento Privado - pago[editar]

Cartão de um Plano Privado

Para ser atendido por um médico ou hospital particular, você tem de pagar pelo serviço. Você pode pagar usando uma de três formas:

  • Pagar direto ao médico / hospital pelo tratamento, o que pode se tornar extremamente caro.
  • Ter um Plano de Saúde privado individual.
  • Ter um Plano de Saúde privado "corporativo". Um plano de saúde corporativo é normalmente oferecido pelas empresas nas quais sua mãe ou seu pai trabalham, cobrem toda a família, e são mais baratos que o individual.

Alguns exemplos de empresas que oferecem planos de saúde são: Bradesco Saúde, Amil, Allianz Seguros, Medial Saúde, entre outros.

Existem várias categorias de planos particulares, desde o básico até o mais caro e completo. A diferença nas categorias está no padrão dos hospitais que você pode usar, e nos médico que irão lhe atender. Por isso é importante saber não só qual plano de saúde sua família usa, mas também qual categoria. Por exemplo, só as categorias mais completas permitem você ser atendido pelo Hospital Albert Einstein em São Paulo.

Converse com seu pai ou mãe sobre seu plano de saúde e ande com uma cópia de sua carteirinha, pois ela pode ser uma informação bastante útil. Sempre preencha os dados do plano de saúde na autorização do camp.