Pequenos Curativos

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
Caixa de Primeiros Socorros

Pequenos curativos devem ser feitos em pequenos machucados como arranhões ou cortes. Qualquer corte mais profundo, que pegue mais de uma camada da pele ou seja muito extenso deve ser tratado pelo médico em um hospital.

Você sempre deve ir acampar com um Estojo de primeiros socorros.

Para um Patrol Camp, o socorrista da patrulha deve conversar com a chefia para montar uma kít de material de primeiros socorros a partir do material disponível na sede. Caso algum produto esteja vencido, faça um favor à chefia e compre um novo.

A regra básica para os pequenos curativos é:

  • Limpar e Proteger


Como proceder[editar]

  1. Lave o local afetado com água LIMPA, sabão LIMPO e mãos LIMPAS.
  2. Se o corte formou um coágulo (a famosa "casquinha") antes de conseguir limpá-lo, remova tudo com uma gaze embebida em água oxigenada (10 vol). Evite o uso de algodão, que deixa fiapos na ferida.
  3. Aplique um antisséptico. Mertiolate, Iodopovidona (vermelho), sprays anti-sépticos, pomada de Sulfato de Neomicina (tal como Nebacetin), entre outros.
Sulfato de Neomicina
  1. Cubra com uma compressa de gaze ou band-aid. Se a pequena ferida for rasa e estiver seca, e não haver risco de ficar suja, é melhor deixar ao ar livre. Se for ficar suja, então deixe aberta só durante a noite.
  2. Fixe a compressa de gaze com esparadrapo ou fita crepe.
  3. Refaça todos os passos anteriores ao menos uma vez por dia.