Mudanças entre as edições de "Nó de Escota (Sheet Bend)"

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(Uma revisão intermediária por um outro usuário não está sendo mostrada)
Linha 10: Linha 10:
 
De onde vem o nome?
 
De onde vem o nome?
  
Para um marinheiro e velejador, uma ''escota'' é o cabo usado para marear a vela, ou seja, para puxar ou soltar a vela para controlar a quantidade de vento que a vela segura.  Em inglês esta corda era chamado de "sheet".  Muito antigamente a ponta da vela seria dobrada em forma de alça, e o cabo seria amarrado nesta alça.  Mais tarde, uma pequena corda, ás vezes em forma de alça, era costurado diretamente à vela, como ainda é visto na Bandeira.  (Hoje em dia a vela de barco é presa de outra forma).<BR>
+
Para um marinheiro e velejador, uma ''escota'' é o cabo usado para marear a vela, ou seja, para puxar ou soltar a vela para controlar a quantidade de vento que a vela segura.  Em inglês esta corda herdou o nome de "sheet" pois a origem da palavra significa justamente a ponta da vela que era dobrada em forma de alça, e o cabo seria amarrado nesta alça.  Mais tarde, uma pequena corda, ás vezes em forma de alça, era costurado diretamente à vela (como ainda é visto na Bandeira), hoje em dia substituído por um por um Punho (Ilhós). <BR>
  
 
[[Imagem:Esota.gif|frame|Right|Nó de escota]]
 
[[Imagem:Esota.gif|frame|Right|Nó de escota]]

Edição atual tal como às 21h41min de 10 de março de 2014


Nó de Escota

É um dos nós mais úteis para um escoteiro devido á simplicidade e firmeza do nó, e facilidade de desamarrar. Serve para unir dois cabos da mesma ou de diferentes espessuras. É mais firme que o nó direito quando sujeito a movimentos e mudanças de tensão. É usado para amarrar uma adriça à bandeira, quando comumente é feito da forma "alceada" para facilitar a desamarração.

Quando juntando cordas de espessura diferente, use a mais grossa para fazer a alça. Quando as cordas tiverem espessura bem diferente, é recomendável utilizar o nó de escota duplo ou triplo.

De onde vem o nome?

Para um marinheiro e velejador, uma escota é o cabo usado para marear a vela, ou seja, para puxar ou soltar a vela para controlar a quantidade de vento que a vela segura. Em inglês esta corda herdou o nome de "sheet" pois a origem da palavra significa justamente a ponta da vela que era dobrada em forma de alça, e o cabo seria amarrado nesta alça. Mais tarde, uma pequena corda, ás vezes em forma de alça, era costurado diretamente à vela (como ainda é visto na Bandeira), hoje em dia substituído por um por um Punho (Ilhós).

Nó de escota