Mudanças entre as edições de "Nó de Escota (Sheet Bend)"

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 10: Linha 10:
 
De onde vem o nome?
 
De onde vem o nome?
  
Para um marinheiro e velejador, uma ''escota'' é o cabo usado para marear a vela, ou seja, para puxar ou soltar a vela para controlar a quantidade de vento que a vela segura.  Antigamente a ponta da vela seria dobrada em forma de alça, e o cabo seria amarrado nesta alça.  Daí também o nome em inglês (sheet = lençol / vela).  Mais tarde, uma pequena alça de corda era costurado à vela, como ainda é visto na Bandeira.  Hoje em dia a vela é presa de outra forma.
+
Para um marinheiro e velejador, uma ''escota'' é o cabo usado para marear a vela, ou seja, para puxar ou soltar a vela para controlar a quantidade de vento que a vela segura.  Em inglês esta corda era chamado de "sheet".  Muito antigamente a ponta da vela seria dobrada em forma de alça, e o cabo seria amarrado nesta alça.  Mais tarde, uma pequena corda, ás vezes em forma de alça, era costurado diretamente à vela, como ainda é visto na Bandeira.  (Hoje em dia a vela de barco é presa de outra forma).

Edição das 22h05min de 10 de março de 2009


Nó de Escota
Nó de escota

É um dos nós mais úteis para um escoteiro devido á simplicidade e firmeza do nó, e facilidade de desamarrar. Serve para unir dois cabos da mesma ou de diferentes espessuras. É mais firme que o nó direito quando sujeito a movimentos e mudanças de tensão. É usado para amarrar uma adriça à bandeira, quando comumente é feito da forma "alceada" para facilitar a desamarração.

Quando juntando cordas de espessura diferente, use a mais grossa para fazer a alça. Quando as cordas tiverem espessura bem diferente, é recomendável utilizar o nó de escota duplo ou triplo.

De onde vem o nome?

Para um marinheiro e velejador, uma escota é o cabo usado para marear a vela, ou seja, para puxar ou soltar a vela para controlar a quantidade de vento que a vela segura. Em inglês esta corda era chamado de "sheet". Muito antigamente a ponta da vela seria dobrada em forma de alça, e o cabo seria amarrado nesta alça. Mais tarde, uma pequena corda, ás vezes em forma de alça, era costurado diretamente à vela, como ainda é visto na Bandeira. (Hoje em dia a vela de barco é presa de outra forma).