Nó Volta Redonda com Cotes

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
Nó Volta Redonda com Dois cotes

Este é um nó utilizado para prender uma corda em um tronco, árvore ou poste, quando a corda vai ficar sob tensão constante.

Amarrando o Volta Redonda com Dois Cotes

É um nó de extrema utilidade em acampamentos pela facilidade de amarrar e desamarar. É seguro quando submetido à tensão contante, enfraquecendo pouco a corda. Por exemplo, se você quiser esticar um cabo entre duas árvores, você pode usar o Volta Redonda com Dois Cotes em ambas as pontas. Por outro lado, você pode optar por fazer o Volta do Fiel na primeira árvore e, ao esticar a corda, fazer o volta redonda com cotes na segunda árvore, pois, para repetir o volta fiel não é tão fácil quando a corda está sob tensão.

O nó é frequentemente usado nestas situações, por exemplo ao construir uma tiroleza, quando a corda ficará submetida a uma grande tensão, e estamos com várias pessoa puxando a corda para deixá-la bem tensionada. As pessoas que estão puxando a corda podem todas juntas dar as voltas necessárias numa arvore, já segurando muita tensão, ficando para uma pessoa finalizar com dois cotes. Três cotes são desnecessários, a não ser que a corda seja de nylon que escorrega.


Curiosidade - o que é um cote?

Dois "Cotes" fazem um Volta do Fiel

Um Cote não é mais nada que uma meia volta, e dois cotes, feitos no mesmo sentido, formam um volta do fiel.