Nó Direito (Reef Knot)

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
Nó Direito

O nó direito veio a ser muito usado por marinheiros para recolher o excesso de uma vela para reduzir sua superfície, amarrando o excesso como um saco (conforme figura abaixo). Em inglês isso se chama “reefing”, e o cabo usado para fazer isso era o Reef - daí o nome Reef Knot. Além disso, é frequentemente usado para juntar cabos de espessura iguais, mas o nó de escota é o mais recomendado para isso.

O nó direito é formado por dois nós simples juntos. Uma regra básica para se fazer o nó direito é: direita sobre esquerda, esquerda sobre direita, ou, para simplificar :), esquerda sobre direita seguido de direita sobre esquerda.



Curiosidades Sobre Nós

Existem vários tipos de formas de se amarrar cordas, cabos e fios, e temos o costume de chamar todos estas formas de "nós". Nós existem há milhares de anos, para pescar, fazer redes, arcos, etc., mas foi com a evolução da navegação e construção antiga que os principais nós foram criados.

As formas de amarrar cabos são na realidade divididas assim:

  1. Dobras ou Emendas (bends): usadas para juntar duas cordas. Por exemplo o Nó de Escota é na realidade uma Dobra, o correto seria chamá-lo de Dobra de Escota!
  2. Nós (knots): são feitas em uma só corda, tais como o nó simples e o Nó Direito. São alguns sub-tipos principais:
    1. Para juntar partes da mesma corda com o objetivo de prender algo ou de fazer uma alça, que inclui por exemplo nós de salvamento e segurança, tal como o Lais de Guia e Nó em Oito Duplo
    2. Nós de Ponta ou Auto-blocantes, que normalmente servem para engrossar as pontas ("Stopper Knots") para não escorregarem por um buraco, tal como nó simples e nó em oito simples;
    3. Nós de pesca
  1. Voltas (hitches): usadas para amarrar a ponta de uma corda em um objeto, principalmente para fins de ancoragem e tração
  2. Amarras (lashings): usadas para juntar madeiras/troncos para formar uma estrutura
  3. Falcaças (whipping): usadas para proteger a ponta de um corda
  4. Costuras (splicing): costuras feitas em uma ou mais cordas, usando as próprias tranças da corda
  5. Nós Decorativos

Um bom nó é um nó que é fácil de fazer, que possui uma utilidade, que enfraquece a corda o menos possível (todo nó enfraquece a corda), e que é fácil de desfazer para que o cabo possa ser reaproveitado. Portanto alguns nós que aprendemos não terão tanta utilidade quanto outras.


"Sailors have an idiomatic language of their own which provides about everything needed for a discusion of Knots. A splice is put in , a hitch is made fast, or taken, two ropes are bent together, a knot is put in, made, or cast in a rope. A sailor takes a turn he belays; he claps on a stopper, he slacks away, and casts off a line. He clears a tangle, he opens a jammed knot, and he works a Turk's-Head or a sinnet. But the only time he actually ties is when his voyage is over, he ties up to a wharf. The word tie is used so seldom by the sailor only because it is too general a term for daily use, where something specific is almost always called for. But when a sailor refers to the subject as a whole he always speaks of "tying knots" or "knot tying". Source: Clifford W Ashley, the Ashley Book of Knots.


Sites de Interesse