Nó de Escota (Sheet Bend)

De Carajas Scouts
Revisão de 21h41min de 10 de março de 2014 por Thomas.govier (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar


Nó de Escota

É um dos nós mais úteis para um escoteiro devido á simplicidade e firmeza do nó, e facilidade de desamarrar. Serve para unir dois cabos da mesma ou de diferentes espessuras. É mais firme que o nó direito quando sujeito a movimentos e mudanças de tensão. É usado para amarrar uma adriça à bandeira, quando comumente é feito da forma "alceada" para facilitar a desamarração.

Quando juntando cordas de espessura diferente, use a mais grossa para fazer a alça. Quando as cordas tiverem espessura bem diferente, é recomendável utilizar o nó de escota duplo ou triplo.

De onde vem o nome?

Para um marinheiro e velejador, uma escota é o cabo usado para marear a vela, ou seja, para puxar ou soltar a vela para controlar a quantidade de vento que a vela segura. Em inglês esta corda herdou o nome de "sheet" pois a origem da palavra significa justamente a ponta da vela que era dobrada em forma de alça, e o cabo seria amarrado nesta alça. Mais tarde, uma pequena corda, ás vezes em forma de alça, era costurado diretamente à vela (como ainda é visto na Bandeira), hoje em dia substituído por um por um Punho (Ilhós).

Nó de escota