Mudanças entre as edições de "Mausoléu Constitucionalista"

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 16h23min de 14 de junho de 2010

Obelisco.jpg

Galileo Emendabili é o autor do monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, o Obelisco dos Heróis. Além dessa importante obra, Emendabili fez inúmeras e belíssimas outras obras de arte e monumentos, mas o Obelisco é mesmo um de seus melhores trabalhos, que presta homenagem a todos aqueles que fizeram a Revolução Constitucionalista de 1932 ou participaram de sua criação.

Iniciou-se, para São Paulo e para o artista, então, um verdadeiro calvário para erigir a obra, a qual somente pôde ser iniciada em 1950, depois da redemocratização do país. Cicilio Matarazzo, marido de Iolanda Penteado, então presidente da Comissão para a Celebração do Quarto Centenário de São Paulo, encarregou-se de colocar a pedra fundamental do monumento, precariamente inaugurado em 1954 por ocasião de festividades.

O Obelisco, da cripta até o vértice, é revestido, externamente, em mármore travertino romano clássico e, no interior, em mármore botticino florentino.


Curiosidade[editar]

As medidas do Obelisco encerram alguns significados. Veja um exemplo:

A largura maior do interior da cripta é de 32 metros lineares. Cada lado da base menor do obelisco trapezoidal tem 9 metros lineares. Cada lado menor do obelisco trapezoidal junto ao topo mede 7 metros lineares. No centro da cripta, olhando-se para os lados e para o alto, obtém-se a seguinte relação numérica: 32\09\07 — ou seja, dia, mês e ano da Revolução de 1932.