Mausoléu Constitucionalista

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
Obelisco.jpg

Galileo Emendabili é o autor do monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, o Obelisco dos Heróis. Além dessa importante obra, Emendabili fez inúmeras e belíssimas outras obras de arte e monumentos, mas o Obelisco é mesmo um de seus melhores trabalhos, que presta homenagem a todos aqueles que fizeram a Revolução Constitucionalista de 1932 ou participaram de sua criação.

Iniciou-se, para São Paulo e para o artista, então, um verdadeiro calvário para erigir a obra, a qual somente pôde ser iniciada em 1950, depois da redemocratização do país. Cicilio Matarazzo, marido de Iolanda Penteado, então presidente da Comissão para a Celebração do Quarto Centenário de São Paulo, encarregou-se de colocar a pedra fundamental do monumento, precariamente inaugurado em 1954 por ocasião de festividades.

O Obelisco, da cripta até o vértice, é revestido, externamente, em mármore travertino romano clássico e, no interior, em mármore botticino florentino.


Curiosidade[editar]

As medidas do Obelisco encerram alguns significados. Veja um exemplo:

A largura maior do interior da cripta é de 32 metros lineares. Cada lado da base menor do obelisco trapezoidal tem 9 metros lineares. Cada lado menor do obelisco trapezoidal junto ao topo mede 7 metros lineares. No centro da cripta, olhando-se para os lados e para o alto, obtém-se a seguinte relação numérica: 32\09\07 — ou seja, dia, mês e ano da Revolução de 1932.