Lenha

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar


CFIRE.gif

Quando seu PL pedir para você catar lenha, ele não está fazendo isso para ser chato. Ele está pedindo para você fazer uma das coisas mais básicas porém mais importantes para um escoteiro. Com lenha podemos fazer fogo, e com fogo podemos cozinhar, secar roupas e nos esquentar.


Catar lenha boa não é sempre muito fácil; requer experiência. Isso é um bom motivo para você sempre ir nos camps de tropa e de patrulha. Quando seu PL pedir para você pegar lenha lembre-se que ele também catou muita lenha; ele já sabe catar lenha e agora é sua vez de aprender.


Aproveite o primeiro dia de acampamento para catar o máximo de lenha possível - MUITA LENHA!


Categorias de Lenha[editar]

O quê você acha melhor?

  • Lenha verde ou lenha morta?
  • Lenha molhada ou lenha seca?
  • Madeira dura/pesada ou mole/leve?
  • Madeira fina ou grossa?


As respostas das primeiras duas perguntas são quase óbvias: lenha morta e seca é a melhor lenha, apesar de que algumas madeiras queimam melhor que outras. Duvido que você queira queimar uma lenha molhada; salvo raras exceções, lenha verde, se pegar, causa fumaça e não queima bem. Lenha podre não queima bem.


Lenha que está caída no chão tem maior probabilidade de estar molhada, portanto procure galhos secos ou pedaços de madeira que estão presos em arbustos ou presos nas árvores.


Porém as outras características de uma “boa lenha” dependem da finalidade. Você quer fazer um fogo grande, pequeno, que queime rápido ou que queime devagar?


De forma geral, lenha dura (nó de pinho, por exemplo) queima devagar e é bom para fazer calor, brasas e para cozinhar. Madeira mole, como o Pinho e Eucalipto, queima rapidamente e é bom para iniciar o fogo e para formar as primeiras brasas.


Madeiras grossas queimam mais devagar que as finas, ajudando a não gastar sua lenha. Madeiras finas ajudam a começar o fogo. É importante ter um bom estoque de gravetos (pedacinhos de lenha bem finos). Não espere até o dia seguinte para catar mais gravetos, pois se chover você não conseguirá acender um fogo. Com o fogo aceso, é possível secar as madeiras mais grossas no fogo ou até tirar a casca molhada. Para começar o fogo guarde também outras coisas, por exemplo papel, folhas secas, cascas de frutas ressecadas.


Organize a lenha[editar]

Seja organizado na sua cozinha de acampamento. Separe a lenha por espessura para facilitar a vida do cozinheiro ou do "foguista", e quebre ou corte-a em tamanhos praticáveis, em torno de 20 a 30 centímetros.

Se a lenha for usada para um fogo maior, quebre em pedaços maiores.