JOTA & JOTI

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar

Jamboree On The Air (JOTA) & Jamboree On The Internet (JOTI)[editar]

Logo do JOTA / JOTI 2006


JOTA


O JOTA é uma atividade Mundial realizada anualmente na terceira semana de Outubro. Criada em 1957, essa atividade é realizada através de Rádios Amadores.

Ao redor do mundo operadores de Radio Amador juntam-se com em torno 500 mil escoteiros, com o objetivo de ensiná-los um pouco sobre o radio-amadorismo e realizar o maior número de contatos com escoteiros de seu ou de outros países. Desde 2004 contatos também são realizados através do sistema VOIP Echolink.

Para participar do JOTA, você precisa da ajuda de um radioamador licenciado. Isso não é tão difícil quanto pode parecer. Em quase todos os países existem associações de radioamadores. No Brasil, essa associação se chama LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – e desenvolve inúmeras ações com membros do escotismo. Aliás, normalmente as regionais da LABRE têm um Diretor de Radioescotismo, responsável por dar apoio às nossas atividades e também nos orientar. Se quiser, visite o site da LABRE para se informar melhor em http://www.labre.org.br.

Embora contaots podem ser feitos em qualquer frequência autorizada, o JOTA costuma utilizar frequencias tradicionalmente usadas por escoteiros.

O "Radioescotismo" é bem difundido no Brasil: conheça um pouco - http://www.radioescotismo.com.br.

O JOTA no Brasil possui organização centralizada, pois realiza-se uma competição entre os participantes que reflete o número de contatos realizados.

Durante os anos 80 e 90 a participação do Carajás era feita pelos Seniors. A tradição da época era tentar montar uma estação de rádio em algum local diferente ou incomum, tal como numa escuna ou no Pico das Agulhas Negras.


JOTI


Já o JOTI é uma criação dos tempos modernos. Em Novembro de 1996 o World Scout Committee, percebendo que já havia uma considerável presença Escoteira na Internet, e que já havia um jamboree informal que crescia rapidamente, decidiu que o JOTI se tornaria um evento oficial internacional, e que deveria realizar-se no mesmo final de semana que o JOTA.


O JOTI não tem sido um evento oficial do Carajás. Os scouts interessados tem participado de forma individual. Na realidade essa é a grande vantagem dessa atividade (não necessita uma prévia organização da Chefia). Os princípios dessa atividade são idênticos ao JOTA - contatos entre escoteiros do mundo.

Uma das principais interfaces de comunicação do JOTI é o ScoutLink IRC, um sistema de Chat Rooms dirigido ao Escotismo.


Para saber mais sobre o JOTA, clique aqui.

Para saber mais sobre o JOTI, clique aqui., ou acesse http://www.joti.org/

Quem tiver informações de JOTA realizados pelo Carajás, favor incluir a informação ou entrar em contato com njversteeg@hotmail.com