Grease Pit, Dry Pit, Wet Pit (Fossas)

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar


Tipos de Fossa de Camp[editar]

Grease Pit
  • "Grease Pit" (fossa de óleos) na realidade não é uma fossa mas uma forma de capturar óleos / gorduras. É um buraco pequeno com uma mecha de folhas no fundo e outra tampando o buraco feita de gravetos, folhas e capim. As mechas servem para capturar os óleos que serão jogados fora após refeições - o objetivo á não deixar óleo entrar na terra, pois óleos não são facilmente biodegradáveis. A mecha deve ser queimada e trocada a cada um ou dois dias dependendo da quantidade de uso. A mecha de dentro do buraco pode ser queimada no fim do acampamento, também dependendo da quantidade de uso.
  • Despeja-se, lentamente, água engordurada e outros restos de líquidos que tenham sido usados para cozinhar; despeja-se também o líquido de comidas enlatadas, tal como milho e legumes enlatados.
  • NOTA: Não despeje grandes quantidades de óleo, por exemplo óleo usado para fazer fondue. Esse óleo deverá ser guardado para ser reutilizado, reciclado ou para ajudar a por fogo na lenha do fogo de conselho.
  • Outra nota: os líquidos nas comidas enlatadas podem ser aproveitadas, despeje-os na água da batata ou do arroz, por exemplo, pois possuem nutrientes. Não precisa jogar fora.
  • "Dry Pit" é uma fossa seca, ou seja, não é usado para líquidos! Serve para jogar resíduos orgânicos bio-degradáveis, tais como restos de comida. Este tipo de lixo será degradado pelos micro-organismos transformando-se em fertilizante para a terra.
  • Wet Pit (fossa de líquidos) também não é bem uma fossa, é meramente um local para despejar água, tal como água que foi usada para cozinhar batatas e legumes, contanto que não tenha óleo na água, e até mesmo água da lavagem de louça. É um buraco raso recheado de pedras, cujo objetivo simples é evitar que se jogue água em qualquer lugar, eliminando odores pelo acampamento e evitando a formação de barro.


Escolher o local[editar]

O Dry Pit, Grease Pit e Wet Pit devem ser construídos:

  • Fora de trilhas e caminhos de acesso do acampamento.
  • Em local afastado de rios ou nascentes (pelo menos 20m).
  • Longe da base de árvores pois você encontrará raízes que vão atrapalhar a escavação.
  • Próximo à cozinha
  • Um bom local para o Wet Pit é logo abaixo do botijão de água onde pessoas lavarão as mãos, e outro no local de lavar louça - se não for no mesmo local.

Como construir um Dry Pit[editar]

O IDEAL É LEVAR TODO O LIXO EMBORA. Porém, dependendo da natureza do acampamento, isso nem sempre é possível. Guardar restos de comida, mesmo que em sacos plásticos, pode não ser higiênico em acampamentos longos,

  1. Com o auxílio da escavadeira (ver cuidados abaixo) cave um buraco com não mais de 1,5m de profundidade e cerca de 50cm de diâmetro.
Após certa profundidade, dependendo da localidade, não há mais microorganismos para fazer a bio-degradação, portanto de nada adianta cavar um buraco até a China - se for o caso, opte por um buraco mais largo ou por mais de um buraco.
  1. Guarde com cuidado a terra que será usada depois para fechar o Dry Pit.
  2. Uma vez o buraco tenha sido cavado, construir uma cerca de proteção com madeira e corda para evitar que as pessoas caiam dentro. Esta cerca deve estar a aproximadamente um metro da borda do buraco.

Usando um Dry Pit[editar]

  1. Deposite apenas lixo orgânico (restos de alimentos, folhas, papel, etc..) Preferencialmente guarde papel e outros itens facilmente inflamáveis para jogar no fim do dia quando for "queimar" o Dry Pit.
  2. Uma vez por dia, queime o lixo. Jogue brasas e cinzas da fogueira e um pouco de terra - isso vai afastar insetos.
  3. Cubra e feche totalmente o Dry Pit com terra quando o lixo chegar a 50cm do topo, socando muito bem, para evitar que seja depois revirado por bichos.
  4. Depois de cobrir o Dry Pit, compacte bem o local para evitar o afundamento.

Lixos Recicláveis[editar]

Ver em Lixos e Reciclagem


Escavadeira[editar]

  • Sempre que for usar a escavadeira use um tênis/bota, a não ser que queira perder um dedo.
  • No caso de você se deparar com uma raíz ao cavar um Kybo ou Pit utilize o serrote para cortá-la.
  • Após uso, deve-se sempre limpar a escavadeira, tirando a terra, secando-a e colocando uma camada de óleo ou vaselina na parte metálica para proteger contra ferrugem.
  • Para guardar a escavadeira, deixe-o protegido do chão úmido, como qualquer outra ferramenta.
  • Reparos em escavadeiras são muito simples a maioria dos consertos podem se resumir a uma porca e parafuso.