Centro de Intoxicações

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar

Entenda que intoxicações podem ocorrer de diversas formas:

- Comida estragada
- Remédios
- Produtos químicos
- Plantas venenosas

No caso de remédios e produtos químicos, a bula / embalagem poderá orientá-lo de como proceder, mas não conte somente com isso!


Antigamente era comum tentarmos ensinar alguns procedimentos de primeiro atendimento para casos de envenenamento. Isso é ilusão. A lista dos produtos tóxicos é tão grande que é impossível decorar as formas de tratar cada. Achava-se que o vômito resolvia tudo.

Assim, o mais sensato a fazer é saber recorrer a um dos centros de intoxicação existentes. Lá, com o auxílio de computador, a pessoa que te atender saberá orientá-lo.

Mas, e se o acidente ocorrer no meio do nada, onde nem telefone temos? Bem, se você vai a tal lugar e está levando algo potencialmente tóxico, o melhor é já sair sabendo. Se, por outro lado, o agente tóxico foi encontrado lá (defensivo agrícola, por exemplo), procure saber se a própria embalagem não traz a informação. De qualquer forma procure um médico imediatamente. E não coma plantas que não conhece e não brinque com cogumelos.


Antes de contatar um Centro de Intoxicações, procure ter a mão as seguintes informações:

   * Idade do paciente
   * Peso do paciente
   * Como foi o contato com o produto
   * Há quanto tempo foi a exposição
   * Os sintomas que o paciente está
     apresentando
   * Informações sobre o produto - Tenha
     a embalagem em mãos
   * Um número de telefone para contato (para retornarem a ligação, se for necessário)


Em São Paulo, temos dois principais centros de Intoxicação:

  • CCI (Centro de Controle de Intoxicações): o mais antigo, fica no Hospital do Jabaquara. Fone: (11) 5012-5311 (plantão 24 horas) ou 0800 771-3733. (Atualizado Set 08)
  • CEATOX (Centro de assistência toxicológica da USP): no Hospital das Clínicas. (11) 3069-8571/ 3069-8800 (direto) /0800-148110. (Atualizado Set 08)

Site: www.ceatox.org.br

É interessante que ambos os telefones estejam anotados em sua caixa de first-aid e no seu celular.