Carajas Scouts:Ajuda

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar

O que é um wiki?

Wiki é uma coleção de várias páginas interligadas. Cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa sem a necessidade de conhecimentos de programação ou web design. É tão fácil quanto escrever um e-mail.

O Wiki mais famoso do mundo é a enciclopédia online Wikipedia, você já deve ter esbarrado nele alguma vez enquanto navegava na Internet.

O wiki do Grupo Escoteiro Carajás

O Wiki do Carajás foi criado em 2006 como uma extensão da Home-Page do Grupo Escoteiro Carajás . Nosso objetivo é criar uma enciclopédia online do Carajás e do Escotismo, com informações sobre a história do grupo, seções, patrulhas, testes, badges e textos técnicos.

O que diferencia o Wiki do resto do site do Carajás é a possibilidade de interação dos usuários com o conteúdo da página, um scout pode acrescentar informações sobre sua patrulha ao mesmo tempo que um médico completa os procedimentos de primeiros socorros e o chefe atualiza a programação da seção. Tudo isso pode ser feito livremente, basta o usuário ter o conhecimento mínimo sobre o funcionamento de um wiki (ver abaixo) e fazer um cadastro de 1 minuto.

Contribuindo para o Wiki do Carajás

Qualquer pessoa pode aprender a editar as páginas e incluir conteúdo neste site, para isso, basta seguir o primeiro tutorial da lista abaixo. Em alguns minutos você será capaz de contribuir com o Wiki do Carajás e tornar nosso site ainda mais completo.

O Wiki do Carajás utiliza o mesmo sistema e organização que o Wikipedia, por isso, se você já sabe usar um dos sites poderá passar para o outro sem qualquer dificuldade. A forma de usar é exatamente a mesma.

Não tenha medo! Se você fizer algo de errado temos ferramentas para reparar qualquer página neste Wiki e recuperar o seu conteúdo original com apenas alguns cliques. Qualquer dúvida entre em contato com o administrador Daniel Peig.

Tutoriais e Guias

  • Se você já manja quer aprender sobre TODOS os comandos, visite How to edit a page - Em inglês mas com exemplos ilustrados muito bons (não precisa saber ler inglês)
  • Se você ainda não encontrou o que procurava, visite o User Guide em Inglês, a referência mais completa de todas.
  • Se você ainda assim não conseguiu esclarecer suas dúvidas entre em contato com o administrador Daniel B. Peig.

Programas

  • Difícil formatar textos e montar tabelas? Experimente o programa grátis NVU. Basta digitar seu texto ou montar sua tabela e depois colar o código no WIKI. Nota: Links e Imagens devem ser inseridos a partir do WIKI.
jealous-rhythm