Canivetes e facas

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
Partes de um canivete - não é necessário ter um tão completo

Introdução[editar]

Nas nossas atividades de campo, um canivete ou uma faca são ferramentas extremamente úteis, talvez a ferramenta mais útil para um acampador e aventureiro. Logo, é importante conhecer o uso correto para evitar acidentes.

Note que somente depois de passado este teste você terá a permissão de usar uma faca ou canivete. Isso também significa que você não está autorizado a usar facão, machadinha ou machadão.

Uma simples faca de acampamento. Você não precisa de nada mais incrementado que isso.

Para facilitar a compreensão do texto, vejamos quais as partes principais dessas ferramentas.

  • Lâmina;
  • Fio;
  • Cabo;
  • Alma: é a parte da lâmina que fica dentro do cabo. Não confundir com um canivete dobrado. É aquela parte onde estão os pinos que prendem a lâmina ao cabo.
  • Bainha (capa para a faca).


Procure facas e especialmente canivetes de marcas conhecidas, mas pesquise um pouco antes de comprar, pois a qualidade do aço é fundamental. Existem as feitas de material de baixa qualidade que perdem o fio com facilidade. Boas marcas podem indicar qualidade mas não obrigatoriamente.

Evite facas de cabo oco contendo apetrechos como "kit de sobrevivência" e uma pequena bússola. Estas facas costumam ter a lâmina e o cabo como duas peças, tornando-a fraca, e os apetrechos terão pouca utilidade. Caso queira ter um kit de sobrevivência um dia, faça seu próprio.

Dividiremos este texto em três partes, como usar,como conservar e como afiar a faca ou canivete.

Como Usar[editar]

Como passar uma faca com segurança
  • Faca não é brinquedo. Nunca a use para ameaçar alguém e não a arremesse.
  • Não corra com uma faca na mão. Guarde-a na bainha e, se for canivete, feche-o. Mesmo assim evite correr.
  • Para passar uma faca coloque-a na bainha ou faça como na ilustração. Para passar um canivete feche-o primeiro ou, se aberto, siga também a ilustração.
  • Não use sem antes ter certeza que há uma distância segura entre você e as outras pessoas. Leve em consideração que a faca pode escapar de sua mão ao calcular essa distância. Afaste-se e/ou peça para os outros fazerem o mesmo.
  • Para cortar objetos, faça sempre movimentos “para fora”, ou seja, afastando o fio do corpo.
  • Faca e canivete são usados por uma mão somente. Cuidado com a outra, é comum ela estar no caminho do fio.
  • Agora o óbvio: ao fechar o canivete, não deixe um dedo no caminho da lâmina!!!
  • Canivetes não servem para cortes com "golpes", facas tampouco (salvo raras exceções).

Como Conservar[editar]

  • Manter sempre limpa: a sujeira acaba facilitando a deterioração do material. Limpar a faca é fácil. Mas muita gente esquece de limpar o canivete por dentro. Isso pode ser feito com cotonete, mas, antes, evite fechar o canivete com sujeira na lâmina.
  • Guardar o canivete fechado e a faca na sua bainha: ajuda a mantê-los limpos e evita acidentes.
  • Manter sempre afiada: uma faca ou canivete sem fio é algo muito perigoso. Você passa a fazer muita força para cortar, correndo o risco de não controlar direito essa força e passa a subestimar a ferramenta dizendo que “ela não corta”. Uma faca sem fio pode escorregar ao invés de cortar.
  • Guardar em local apropriado: longe do alcance de pessoas que não devam mexer (crianças e escoteiros que ainda não passaram o teste).

Como Afiar (= amolar)[editar]

O ângulo dependerá do tipo de faca
Movimento contra o fio

"A mente do Escoteiro é somente tão afiada quanto sua faca".

Tanto a faca quanto o canivete são afiados da mesma maneira. Você necessitará de uma pedra para afiar. Algumas pessoas gostam de usar água ou óleo com a pedra de amolar, e existem opiniões divergentes sobre as vantagens e desvantagens de cada método. Existem alguma pedras especiais - Japanese Water Stones - que devem ser usadas com água, mas as pedras de amolar que nós costumamos usar não devem ser molhadas.

Para afiar, passe os dois lados da lâmina na pedra seguindo o sentido indicado pelas setas. Primeiro movimente a faca contra o fio, como se estivesse tirando uma lasca da pedra - esse movimento afia a faca. Na volta, aplique menos força - esse movimento limpa a lâmina das partículas de ferro e faz a amolação mais "fina". Tanto faz o sentido em que se corta a "lasca" contanto que, ao virar a faca, se faça no mesmo sentido. Reduza a pressão com o tempo, caso contrário você simplesmente estará gastando a lâmina e a pedra.

As pedras mais úteis são as que possuem dois lados diferentes, uma áspera para a amolação "grossa" e outra lisa para a amolação "fina". Caso a faca esteja muito sem fio, comece com a amolação grossa, ou seja, a pedra mais áspera.

Movimento contra o fio, alterando os lados




Curiosidade

A expressão "Whet" contida no nome das pedras whetstones, nada tem a ver com "wet" de molhar. Whet significa afiar, ou seja, whetstone nada mais é que uma pedra de afiar.