Barraca Igloo

De Carajas Scouts
Revisão de 19h36min de 23 de maio de 2010 por Thomas.govier (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar


Por muitos anos, o modelo único de barraca que usamos foi o modelo chamado "canadense". Tínhamos grandes e pequenas. As verdes grandes, cujo formato lembra uma casinha, ainda hoje são as nossas principais barracas para uso em acampamentos fixos. O teto desce para os dois lados formando um triângulo, e as barracas possuem laterais retas; possuem também um sobre-teto (fly-sheet). Essas barracas são muito confortáveis e arejadas, oferecendo espaço interno e altura para ficarmos de pé dentro delas; não possuem piso fixo, o que facilita a manutenção e vida útil. Porém, em camps volantes (hikes), onde a cada dia temos de desmontar as barracas, andar e remontar tudo, a tecnologia moderna nos trouxe as barracas tipo iglu, imbatíveis, contanto que sejam de qualidade e que se tome cuidado, pois são frágeis.


INSERIR FOTO DA BARRACA VERDE GRANDE

INSERIR FOTO DE BARRACA TIPO IGLU


As barracas iglu possuem poles (hastes) flexíveis que, quando passados em "passadeiras", se curvam e formam a estrutura da barraca. A elasticidade dos poles mantém a forma da barraca suficcientemente firme para que possamos levantá-la com uma mão, dar uns passos carregando-a até acharmos um outro lugar melhor para recolocá-la.

Existem vários estilos, tipos e tamanhos de barracas iglu. Um tipo NÃO recomendado é aquele que não possui sobre-teto. O sobre-teto é essencial para proteção contra chuva, sol e frio. Outro fator muito importante é que a barraca "respire", ou seja, tenha aberturas para ventilação e/ou feito de material adequado.

Um tipo bastante útil é aquele em que os poles passam pelo próprio sobre-teto, ao invés da parte interna. Isso permite montar e desmontar a parte interna sem que fique molhada na chuva.


Local para montagem

  • Se a impermeabilização do assoalho for deficiente, ou se você for teimoso e quiser proteger o chão novinho de sua barraca colocando uma lona debaixo dela, ao menos dobre a lona para que não capte água de chuva, caso contrário você dormirá numa piscina.
  • A barraca deve ser montada em um local que reúna as seguintes características:
  • Se tiver de acampar debaixo de árvores, investigue-as cuidadosamente para ver se existem galhos podres ou quebrados que possam cair, danificando a barraca e machucando os dorminhocos.
  • Em um campo aberto, não acampe debaixo de uma árvore solitária, pois ela pode atuar como um pára-raio, atraindo relâmpagos.
  • Terreno levemente inclinado para facilitar o escoamento da água da chuva. Poças se formam em terrenos planos! Procure virar a porta para o lado mais baixo. Também evite virar a porta para o lado do vento.
  • Evitar locais muito baixos onde uma chuva forte pode fazer a água acumular.
  • Vales são úmidos e pegam pouco sol; topos de morros pegam mais vento.
  • Longe de trilha de animais, como vacas, que podem danificar a barraca. As trilhas também formam caminhos para a água de chuva, e ninguém quer acampar com um riachinho sob as costas.
  • Longe da trilha de pessoas que podem tropeçar na barraca (principalmente à noite).
  • Longe do fogo, pois o material sintético dessas barracas é altamente inflamável.


Para montar a barraca

  1. Retire a barraca de seu saco (durgh!), verificando como veio dobrada de modo a saber guardá-la da mesma forma.
  2. Limpe o local retirando galhos, pedras e outros objetos que podem perfurar o assoalho ou tornar a sua noite uma tortura. Se necessário, forre com folhagem o chão antes de colocar a barraca sobre esse seu “colchonete”.
Peg ou Estaca


ENCONTRAR DESENHOS QUE EXEMPLIFICAM O PROCESSO

  1. Coloque os poles nas passadeiras apropriadas na barraca.
  2. Encaixe as extremidades dos poles nos ilhós que estão nas pontas do chão da barraca. Isso já irá fazê-la erguer-se e assumir seu formato.
  3. Prenda a barraca no chão com os pegs (espeques) disponíveis; caso haja muito vento, as barracas iglus costumam permitir amarrar estirantes (“guy-ropes”), e vêm com pegs extras para prendê-los ao chão. Sempre lembre quantos pegs foram usados; ao desmontar, junte o mesmo número! Pegs devem ser enfiados na terra a um ângulo de 45 graus.
  4. Coloque o sobreteto e prenda-o nos locais adequados nos cantos da barraca. Em algumas barracas iglu os poles são passados pelo próprio fly-sheet (sobreteto), ou seja, o fly-sheet é montado primeiro, e o interior da barraca (também chamado de quarto) é preso ao lado interno do fly-sheet. Isso é útil em caso de chuva, pois mantém a barraca seca e quem a monta também.
  5. Para evitar condensação à noite do lado de dentro da barraca, o sobreteto não deve encostar no quarto. Condensação é aquilo que você vê quando o lado de dentro da janela do carro fica embaçado, ou quando o espelho do banheiro fica embaçado. Numa noite inteira, o ar quente e úmido que sai de nosso pulmões é muito, e ao tocar na barraca esfria rapidamente e condensa, podendo criar gotas de água que se acumulam num canto da barraca. O fly-sheet ajuda a criar uma camada de ar menos fria, atuando como isolante, reduzindo a condensação. Nas barracas com sobreteto, o quarto costuma ser feito de material que "respira", ou com algumas janelinhas para a saída de seu bafo úmido.
  6. Por uma questão de higiene, deixe a barraca aberta durante um bom período de sol, para arejá-la, e pendure seu sleeping num varal. Barracas Iglus são muito fechadas e pouco arejadas, sendo um local propício para a propagação de bactérias.


NOTA: de forma geral, as barracas mais baratas são as piores. Barracas de supermercado raramente são de qualidade adequada para o tipo de atividade que fazemos. Muitas vezes nem possuem sobre-teto. Procure uma barraca que tenha um "puxadinho" na frente da porta. Também não precisamos de super-barracas, feitas para exploradores do pólo norte ou do Monte Everest, que custam muito caro.