Ataduras com o lenço escoteiro(scarf)

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar


Função da Bandagem[editar]

Em primeiro lugar, é necessário ter em mente qual a utilidade do scarf. No caso da tipóia, ela é óbvia, serve para imobilizar o braço. Mas, em todas as outras situações mostradas aqui, o objetivo não é a imobilização, mas sim a proteção - ou seja, uma Bandagem.

Podemos notar que em todos os casos a atadura deve ficar bem ajustada ao corpo, sem sobras de tecido. As pontas são unidas com o nó direito.


Principais Bandagens com o Scarf[editar]

Ataduras e Tipoia com o lenço escoteiro
Ataduras e Tipoia - como fazer

A Atadura de cabeça serve para fixar o curativo que você fez e evitar a entrada de sujeira. Já imaginou como seria ter de prendê-lo com esparadrapo no cabelo?

A Atadura de pé e joelho, igualmente, é usada para evitar a entrada de sujeira e também ajuda a fixar um curativo em um local de grande mobilidade. A atadura de pé não deve ser feita se a pessoa tiver de (e puder) andar, pois o sapato não caberá.

Quando usado como atadura, além de fixar curativo, serve também para manter compressa de gelo em contato com o local da contusão. Isso é muito útil nos casos de pé e tornozelo.

As ilustrações de cima, retiradas do “Scouting for Boys”, ilustram muito bem como ficam as ataduras mais básicas. No caso da tipóia, note que o antebraço deve ficar sempre na horizontal ou com a mão discretamente elevada, nunca o contrário (com a mão mais baixa que o cotovelo), exceto em caso de quebra muito grave em vários pontos e especialmente quebra de cotovelo - neste caso o braço deve preferencialmente ficar imobilizado na posição que foi encontrada.

O lenço tem diversos outros usos em situações de primeiros socorros, mas, para esta etapa, conheça estas ataduras.



Outros usos do Scarf em 1os Socorros[editar]