Acender Fogo

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
Carajás Campfire 2013


Dicas Iniciais[editar]

Acender uma fogueira é mais fácil do que parece contanto que se faça bons preparativos. Algumas regras básicas e óbvias:

a. A umidade atrapalha. A água "rouba" calor. Portanto não use lenha molhada, muito menos para começar um fogo, e não monte o fogo no chão molhado. Se o chão estiver molhado, forre-o; pode forrar com lenha seca mesmo. Se quiser, seque lenha úmida ao redor do fogo.

b. O vento atrapalha para começar mas ajuda a manter. Faça o fogo em local protegido do vento, ou de tal forma que você fique de costas ao vento quando for acender o fogo.

c. Junte bastante lenha de diferentes tamanhos, para não ser pego de surpresa quando o fogo baixar. Quebre a lenha em tamanhos manejáveis.

d. Cate muitos gravetos finos (espessura de um palito de fósforo ou menos) que serão usados para iniciar o fogo. Para cozinhar, procure utilizar lenha da grossura de um braço de criança, mas para um fogo de conselho use lenha bem mais grossa. Lenha grossa queima com chama menor mas mais quente.

e. A madeira não pode estar verde, ou seja, quando você a torcer ela deve quebrar com facilidade.

f. Folhas secas em sua maioria não são boas para iniciar um fogo, ficam somente chamuscadas; mas fique a vontade para testar folhas diversas - aprenda fazendo. Uma vez que já tenha uma boa chama, as folhas pegam fogo com facilidade e ajudam a espalhar a chama.

g. Limpe uma área para o fogo, especialmente se tiver grama e pasto ao redor e, ainda mais, se o tempo estiver seco. Mas note: em algumas situações de mata fechada, ao limpar o chão, você dará de cara com terra úmida. Neste caso, ao invés de limpar o local do fogo em si, limpe ao redor, para o fogo não espalhar.

h. Um círculo de pedras é útil também para que as madeiras queimadas não caiam para fora da área do fogo; as pedras também esquentam, e continuam emanando calor após o fogo baixar.

i. Naturalmente a tarefa de CATAR LENHA é essencial e requer boa experiência. Em regiões de mata tropical, madeira no chão normalmente está úmida - o ideal é encontrar galhos secos e galhos caídos que não estão encostados no chão. Cate lenha à luz do dia.


Fazendo a "Mecha"[editar]

Uma mecha feita de capim e casca de árvore

Quando fazemos um fogo, precisamos de algo para iniciá-lo - e não estamos falando do fósforo. O objetivo da mecha é pegar fogo com facilidade ao menos segurar a brasa inicial, na mesma forma que um cigarro segura uma brasa. Uma mecha (também chamada de "isca" ou "acendalha") é feita de material que faz isso mas que não necessariamente faz uma grande chama.

A mecha pode ser feita de uma mistura de materiais, por exemplo:

  1. com papel,
  2. fiapos de barbante ou fios de sua camisa
  3. pequeno chumaço de algodão
  4. capim bem seco
  5. a parte fibrosa de cascas de árvore
  6. lascas bem finas raspadas de um tronco
FogoWhittleStick.jpg

Nota: Tanto papel quanto algodão absorvem a umidade do ar com muita facilidade, nem sempre são bons para iniciar fogo, a não ser que estivesse bem guardado. Você verá como papel higênico é ruim para começar fogo por causa disso! Nem todas as cascas e nem todos os capins são boas para iniciar fogo, vale a pena experimentar.

Uma fez acesa, com um pouco de sopro na brasa a mecha queimará facilmente.

Como Acender uma Fogueira[editar]

Lenha, Gravetos, Mecha e Base

A mecha sozinha, com um pouco de sopro, queimará rapidamente, portanto precisamos de algo par durar mais tempo - a lenha. O fogo mais básico é montado no formato Cabana de Índio, ou mais corretamente de fogo tipo Pirâmide. Para iniciar o fogo, você só precisa de uma caixa de fósforos e seguir os seguintes passos:

Como não montar uma fogueira
  1. Junte lenha.
  2. Se o chão estiver úmido, faça uma plataforma de material seco, com lenha grossa ou pedras
  3. Com o monte de lenha ao seu lado, é hora de "montar" a estrutura da fogueira dentro do círculo de pedras.
  4. Faça uma pequena cabana de índio ou pirâmide com gravetos MUITO finos sobre a mecha. Estes gravetos rapidamente pegarão fogo uma vez que a mecha for acesa. Deixe uma abertura para poder inserir o fósforo. Uma forma de montar a "cabana" é começar com um graveto enfiado torto na terra, usando-o como apoio para os pequenos gravetos.
  5. Um bom escoteiro, num acampamento normal, não precisa da ajuda de líquidos inflamáveis, velas, etc., porém um bom escoteiro também está preparado para situações difíceis, portanto quando for em algum tipo de aventura mais desafiadora, vale levar algo para ajudar a começar um fogo em casos de emergência.
  6. Em cima dos gravetos finos, coloque gravetos um pouco mais grossos, e assim por diante. Termine a cabana com madeiras da grossura do dedo. Depois de aceso, madeiras mais grossas podem ser adicionadas.
  7. Acenda o fósforo e coloque em baixo da mecha. Com bom preparo, que exige um pouco de paciência, um fósforo será o suficiente!
  8. Quando a chama estiver grande, ir adicionando mais lenha de acordo com a necessidade.


Tipos de Fogueira[editar]

Uma vez iniciado o fogo, você pode montar vários "tipos" de fogueira, cada uma com uma utilidade um pouco diferente.

Fogo Estrela
Fogo Altar
Fogo Refletor


Regras de segurança[editar]

  • Nunca acenda uma fogueira em locais fechados.
  • Nunca acenda uma fogueira em parques nacionais, estaduais ou área protegidas a não ser que especificamente autorizado.
  • Jogue o fósforo no fogo, não no mato.
  • Não utilize líquidos voláteis para acender o fogo. Eles podem causar explosões. (Desodorante, Gasolina, Álcool, Repelente, Benzina, etc..)
  • Ao apagar um fogo, utilize água. Deve-se encharcar com água até que seja possível colocar a mão sem queimar. Não abafe a fogueira com areia, pois isso vai manter as brasas quentes por mais tempo e pode causar incêndios.
  • Como exceção, e contanto que haja pouco vento e se o ambiente não for muito seco, as brasas do fogão da cozinha de acampamento podem ser mantidas no fogão para facilitar acender um novo fogo na refeição seguinte, e para serem usados para queimar a fossa de orgânicos.
  • Não deixe a fogueira desacompanhada.
  • Não faça o fogo próximo a barracas feitas de nylon ou outros materiais inflamáveis;
  • Evite mexer no fogo usando roupa de nylon.