Mudanças entre as edições de "A bússola prismática"

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
Linha 1: Linha 1:
 
[[Category:Eficiência 1]]
 
[[Category:Eficiência 1]]
 +
 +
 +
== Conceitos Gerais ==
 +
 +
Todas as bússolas seguem o mesmo princípio básico:  possuem um ímã no seu interior, em forma de agulha / ponteiro, contido dentro de um pequeno invólucro, cuja circunferência possui e marcações em graus, obviamente de 0 a 360 graus.
 +
 +
Como você já sabe, uma ponta do ímã aponta para o Norte Magnético, enquanto que a outra (para ser óbvio de novo) aponta para o sul.  A ponta que aponta ao norte é normalmente pintada em vermelho.
 +
 +
Já que em bússolas antigas ou mais baratas a agulha leva algum tempo para parar na posição norte, bússolas modernas possuem um líquido para frear o movimento de va-e-vem da agulha.
 +
 +
O GPS é um aparelho moderno muito útil, assunto de outra etapa.  Mas, em uma aventura no meio do nada, nunca dependa somente do GPS.  Por que?  O GPS pode dar defeito se cair na água ou pegar chuva; muitas vezes não pega sinal, por exemplo, debaixo de uma floresta; a pilha pode acabar, etc.
 +
 +
Dito isso, uma bússola também pode ficar estragada - a agulha pode perder seu magnetismo.  Para que isso não aconteça, guarde sua bússola longe de outros objetos de ferro e de campos elétricos (aparelhos eletrônicos, etc).
 +
 +
É também necessário alguns cuidados no uso da bússola, para que não aponte na direção errada!  Como a agulha é um ímã, ela é atraída por ferro, o metal magnético.  Para evitar que a agulha aponte na direção errada, recomenda-se manter as segunites distâncias:
 +
 +
# de Fios de Alta tensão - 60 metros
 +
# de Veículos - 20 metros
 +
# de Linhas telegráficas - 20 metros
 +
# de Arame farpado e cercas - 10 metros
 +
# de Transformadores da rede elétrica - 60 metros (transformadores possuem grandes ímãs)
 +
 +
 +
 +
== Tipos de Bússola ==
 +
 +
Existem vários tipos de bússola

Edição das 22h49min de 31 de julho de 2009


Conceitos Gerais

Todas as bússolas seguem o mesmo princípio básico: possuem um ímã no seu interior, em forma de agulha / ponteiro, contido dentro de um pequeno invólucro, cuja circunferência possui e marcações em graus, obviamente de 0 a 360 graus.

Como você já sabe, uma ponta do ímã aponta para o Norte Magnético, enquanto que a outra (para ser óbvio de novo) aponta para o sul. A ponta que aponta ao norte é normalmente pintada em vermelho.

Já que em bússolas antigas ou mais baratas a agulha leva algum tempo para parar na posição norte, bússolas modernas possuem um líquido para frear o movimento de va-e-vem da agulha.

O GPS é um aparelho moderno muito útil, assunto de outra etapa. Mas, em uma aventura no meio do nada, nunca dependa somente do GPS. Por que? O GPS pode dar defeito se cair na água ou pegar chuva; muitas vezes não pega sinal, por exemplo, debaixo de uma floresta; a pilha pode acabar, etc.

Dito isso, uma bússola também pode ficar estragada - a agulha pode perder seu magnetismo. Para que isso não aconteça, guarde sua bússola longe de outros objetos de ferro e de campos elétricos (aparelhos eletrônicos, etc).

É também necessário alguns cuidados no uso da bússola, para que não aponte na direção errada! Como a agulha é um ímã, ela é atraída por ferro, o metal magnético. Para evitar que a agulha aponte na direção errada, recomenda-se manter as segunites distâncias:

  1. de Fios de Alta tensão - 60 metros
  2. de Veículos - 20 metros
  3. de Linhas telegráficas - 20 metros
  4. de Arame farpado e cercas - 10 metros
  5. de Transformadores da rede elétrica - 60 metros (transformadores possuem grandes ímãs)


Tipos de Bússola

Existem vários tipos de bússola